Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Para celebrar os 50 anos de vida do jornal

Expresso chega a Leiria no dia 1 de junho com exposição e banco de leitura

Depois de Santarém, é agora a vez de Leiria receber a exposição sobre os 50 anos do Expresso

Desde o dia 26 de janeiro, o jornal Expresso está a percorrer o país, de norte a sul, numa ação de proximidade com os seus leitores, para celebrar os 50 anos de vida do jornal. Durante duas semanas em cada uma das cidades, haverá uma exposição interativa com as melhores capas de cada um destes 50 anos em que o Expresso fez parte da vida dos portugueses.

Cada uma das capas será acompanhada de um QR Code, onde os visitantes podem descarregar as histórias de cada um destes 50 anos, em formato audioguia ou ouvir no podcast especial 50 anos de Expresso.

Além disso, para perpetuar a passagem das celebrações dos 50 anos por cada uma das 18 cidades por onde passará a exposição, o Expresso deixará uma peça de arte urbana original criada especialmente para esta ocasião e que pretende ser um local de encontro e incentivo de leitura. O banco tem como medida três metros de comprimento, com lotação de seis lugares, decorados com capas emblemáticas do jornal mais vendido em Portugal. Foi desenhado e produzido pela Antarte e terá wifi da rede MEO.

A exposição chega a Leiria às 12h, no dia 1 de junho, à Praça Goa, Damão e Diu, onde estará duas semanas. Também nesse mesmo dia será inaugurado o banco, pelas 12h30, que vai ficar na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

A exposição segue depois para as restantes capitais de distrito, estando também presente duas semanas em cada uma:

– Braga | 15 de junho
– Viana do Castelo | 29 de junho
– Évora | 13 de julho
– Beja | 27 de julho
– Faro | 10 de agosto
– Setúbal | 24 de agosto
– Aveiro | 7 de setembro
– Porto | 21 de setembro

A exposição inaugura sempre à quinta-feira, às 12 horas, com a presença do Presidente da autarquia e de membros da administração e direção do jornal. A estrutura da exposição é composta por um total 26 mupis, um de enquadramento da exposição e 25 com as 50 capas.

No dia 1 de junho, decorrerá também, às 15h30, no Jardim Luís de Camões, uma sessão do “Expressinho”, uma iniciativa para os mais pequenos, que contará com a presença da responsável pelo suplemento, Madalena Nunes Diogo. Às 17h, no palco da Feira do Livro de Leiria, no Mercado de Sant’Ana, terá lugar um debate subordinado ao tema “Liberdade de imprensa”, com a moderação de Rosa Pedrosa (Comissão Organizadora de Leiria dos 50 anos do 25 abril) e com a participação de João Vieira Pereira (Diretor do Expresso) e de Marco Gomes (docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria).

    Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.