Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Estudo prévio da reabilitação da Albergaria Nobre foi aprovado

Câmara da Marinha Grande investe mais de 2,4 milhões de euros em residência de estudantes

Futura residência de estudantes da Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 29 de maio, aprovar o estudo prévio para a reabilitação da Albergaria Nobre para Residência de Estudantes, que vai implicar um investimento superior a 2,4 milhões de euros.

O estudo para os posteriores projetos de arquitetura e especialidades, prevê um investimento de 2.481.680,00, acrescido de IVA, tendo sido elaborado pela sociedade “Fusion Originale International Projects, Unipesssoal, Lda”.

A área a intervir localiza-se na Rua Alexandre Herculano, em pleno centro tradicional da Marinha Grande. A zona onde se insere o projeto concentra uma grande parte dos equipamentos públicos da cidade, desde serviços administrativos, a equipamentos culturais, religiosos e de lazer. Assim, a execução desta obra vai dinamizar e complementar toda esta zona, criando uma maior proximidade entre a comunidade estudantil, a população marinhense e o centro tradicional.

Para além da preservação da fachada da Albergaria Nobre, será de importante relevância a presença do vidro, a maior e mais importante referência na história e desenvolvimento da cidade, considerada a “Capital do Vidro”.

Por trás e a partir da fachada da antiga Albergaria Nobre prevê-se um plano envidraçado, marcado pela verticalidade da fachada pré-existente e da estrutura metálica presente na nova edificação. Em relação à forma do edificado, será potenciado o convívio social, através de um pátio interno exterior, aberto à comunidade marinhense.

Propõe-se uma segunda fachada interior com relação ao pátio, num jogo de vidro de cores, que fará uma ligação com a origem da Marinha Grande e a Indústria vidreira e dará um ar juvenil ao espaço.

O estudo contempla um total de 50 unidades de alojamento, com 76 camas, distribuídas por 3 pisos. Projetam-se quatro setores: unidades de alojamento, zonas de utilização comum, zonas de circulação, zonas de serviço, zona exterior (pátio) e acessos pedonais.

     Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.