Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

O encontro entre a guitarra portuguesa, a indie pop e a música electrónica

David Fonseca fecha na Batalha o cartaz do Festival Artes à Vila 2023

Cartaz

O festival das músicas bonitas está de regresso ao Mosteiro e vila da Batalha, de 23 a 25 de junho, com concertos de David Fonseca, Filipe Sambado, Luca Argel, Cristina Clara e Pedro Jóia, entre outros espetáculos. Nesta edição com dois palcos dedicados aos talentos emergentes, o festival continua a celebrar a cultura popular e os músicos portugueses e associa-se às comemorações dos 40 anos de Património Mundial do Mosteiro.

David Fonseca atua no dia 24 de junho nas Capelas Imperfeitas, espaço que “encaixa na sua inquietude artística e na busca constante de novos desafios musicais”. Um concerto a solo e intimista.

No exterior do Mosteiro, o Palco Emergentes, GDA – que recebe no dia 23 de junho Cristina Clara com espetáculo de raízes no jazz e na música popular portuguesa e brasileira. De seguida, Luca Argel segue o tom do samba num concerto em que apresenta o seu novo álbum – Sabina. A 24 de junho, os SFISTIkATEd ligam a música eletrónica à pop e ao hip-hop com um toque de experimentalismo.

Programa 

Entrada livre mediante reservas em  www.artesavila.pt

23 JUNHO

Luca Argel

Palco Emergentes, GDA | 22h30, Praça Mouzinho de Albuquerque

Cantor e compositor luso-brasileiro, é carioca tijucano, radicado há mais de 10 anos em Portugal. Formou-se em música pela UNIRIO, e é mestre em Literatura pela Universidade do Porto. No Brasil, trabalhou como professor da rede municipal. É em Portugal que inicia a carreira profissional nos palcos, cantando com os grupos Samba Sem Fronteiras e a Orquestra Bamba Social, com quem ainda cultiva e dissemina um grande amor pelo samba, género fundamental em seu percurso. Concilia a atividade musical com a literária, e já publicou livros de poesia no Brasil, Espanha e em Portugal.

Cristina Clara

Palco Emergentes, GDA | 21h30, Praça Mouzinho de Albuquerque

É difícil enquadrar Cristina Clara num género único. O interesse por criar pontes entre diferentes universos musicais, reflete o desejo desta jovem artista, nascida em Famalicão, de promover a partilha e a integração de outras realidades e culturas. Aqui se encontram músicas com raízes no jazz e na música popular portuguesa e brasileira.  Esta é também a história da cultura popular; esta forma portuária de criar, dando. Cristina Clara já participou no EDP Fado Café no festival NOS Alive, no festival Oeiras Valley e no   CCB, Há Fado no Cais – do Museu do Fado.

Henrique Fraga

Galeria Municipal Mouzinho de Albuquerque | 19h30

Atuação do guitarrista Henrique Fraga acompanhado por João Teixeira à Guitarra Clássica,  onde serão interpretados alguns dos seus temas originais, bem como alguns dos mais carismáticos e exigentes temas instrumentais alguma vez compostos para a Guitarra de Coimbra.

Exposição “ Retratos de uma Aldeia”

Galeria Municipal Mouzinho de Albuquerque | 19h

Retratos de uma aldeia, procura através da imagem, utilizando a fotografia como ferramenta de intervenção, a integração de gerações e partilha de experiências através da arte.

O instantâneo capturado é uma reflexão sobre a nossa própria experiência do mundo real e assim, o simples ato de disparar de um momento se transforme num documento que contempla histórias, emoções e relações. Um outro olhar para aquilo que nos rodeia, um processo de aprendizagem e descoberta, conduz-nos por trilhos de história da comunidade, das estórias das suas famílias, das suas vivências, de um quotidiano. Promovido pelo Município da Batalha promovendo a partilha e difusão de uma cultura social e quotidiana, junto das freguesias do concelho.

24 JUNHO

SFISTIkATEd

Palco Emergentes, GDA | 23h, Praça Mouzinho de Albuquerque

SFISTIkATEd nasce da vontade de explorar novas sonoridades e estéticas, do amor pela música e pela amizade. Com mais de uma mão cheia de colaborações feitas além-fronteiras, constroem, de forma original, ligações de música electrónica com a pop e hip-hop, sem fugir aos padrões convencionais, mas desafiando-os com um toque de experimentalismo e rasgos de glitch. É com estes contrastes musicais, com a sonoridade construída de maneira despojada e com traços distintos que definem a sua personalidade.

David Fonseca

Capelas Imperfeitas | 21h30

É difícil catalogar David Fonseca, um dos músicos e compositores mais prolíferos e diversificados da história da música portuguesa. Começou com os Silence 4, um êxito imediato e esmagador que levou as suas canções a milhões de uma só vez. A sua carreira a solo produziu inúmeros singles de sucesso e os seus álbuns estão sempre equilibrados entre o experimentalismo e refrões impossíveis de resistir, seja na língua inglesa ou portuguesa.

O convite do Festival Artes à Vila para a apresentação de um concerto no âmbito do evento com o cenário das Capelas Imperfeitas do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, foi para David Fonseca algo a que foi impossível resistir – o espaço, as suas características físicas e a sua história são um estímulo que encaixa na perfeição na sua inquietude artística e na busca constante de novos desafios artísticos.

Será um concerto a solo, seguramente íntimo com o público presente, mas se a visita a canções como o primordial “Someone That Cannot Love” ou o recente “Falling Out Of Love” pode criar a expectativa de uma noite de carácter contemplativo, temos a certeza de que será a conjugação com temas como “Oh My Heart” ou “Chasing The Light”, entre outros, que farão desta noite algo de memorável e, como é hábito em David Fonseca, surpreendente.

Filipe Sambado

Capelas Imperfeitas | 18h

Filipe Sambado compõe canções notáveis que partem de uma matriz indie pop e consolidam um universo sónico que nos interpela, convoca a memória e projetam-na num exercício de reconfiguração da identidade portuguesa atual. Em 2016, após alguns EPs, estreou o primeiro longa-duração Vida Salgada e em 2018 editou Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo disco nacional do ano pela Antena 3, Radar, Vodafone FM, entre outras publicações, e nomeado para os Prémios SPA 2019 na categoria de Melhor Trabalho de Música Popular. Depois da sua participação no Festival da Canção em 2020, como compositora e intérprete, Filipe Sambado tem vindo a colaborar como música, compositora e produtora em muitos outros projetos musicais, revelando uma artista completa e multifacetada com o seu lugar na história da música nacional.

Meta

Capelas Imperfeitas | 17h

Meta é Mariana Bragada a explorar a essência da raiz. Vem de Trás-os-Montes partilhar a conexão com a memória ancestral e uni-la à música eletrónica. Utilizando a voz como instrumento principal, Meta toca a solo com a loopstation, drum machine, guitarra elétrica e adufe, dando novas forma à música portuguesa. Já atuou no Bons Sons, Festival da Canção, Porta 253 e lançou recentemente La Tormenta e Mujer com Xinobi.

Carmin

16h, Praça Mouzinho de Albuquerque

Vermelho carmim, cor de sangue, de força, coração, de vida e fogo interior. Circo como elemento circular, círculo sagrado, repetição e ciclo. A infância, repleta de herança familiar, que ensina, dá asas e chão, com histórias, brincadeiras, canções e danças, que alimenta as narrativas e a poesia interior do crescer. Uma homenagem à liberdade, às Mulheres de todas as gerações, ao empoderamento feminino.

Visitas Guiadas

Mosteiro da Batalha | 10h-15h

Misteriosas, grotescas e assustadoras, as gárgulas exibem-se como guardiãs do monumento que celebra a Vitória da Batalha de Aljubarrota. Numa visita orientada por Ana Patrícia Alho, autora da obra “As Gárgulas no Mosteiro de Santa Maria da Vitória – Função e Forma”.

25 JUNHO

O Fado, A Canção e O Cante

Capelas Imperfeitas | 18h30

A partir do convite ao grupo coral de Cante Alentejano Os Boinas, para celebrar no Artes à Vila a portugalidade do património material edificado e imaterial da cultural nacional, percebemos a importância do momento de celebrar também nos 40 anos do Mosteiro da Batalha – património da humanidade, a oportunidade de encenar um espetáculo único que abraçasse as várias canções populares e tradicionais do povo português, como o Fado de Lisboa com a fadista Catarina Santos e a Canção de Coimbra com o grupo Inquietação. Encenação por Tobias Monteiro

Pedro Jóia

Capelas Imperfeitas | 17h

Um dos mais aclamados guitarristas e compositor portugûes apresenta a solo alguns dos temas de maior sucesso da sua carreira. Com inúmeros discos editados destacam-se participações e colaborações com Mariza, Resistência, Ney Matogrosso, Gilberto Gil entre outros. O seu último disco é dedicado a Zeca e apresenta-se a solo no Artes à Vila a 25 de Junho 2023.

Batalha Jazz convida GeraJazz

Palco Emergentes, GDA | 16h, Praça Mouzinho de Albuquerque

Batalha Jazz convida a GeraJazz para uma “batalha” de bigbands jazzísticas.

Inclusão pela Arte. A residência artística Batalha Jazz promove oportunidades educativas musicais para o desenvolvimento de capacidades sociais, emocionais e criativas. Nesta primeira edição, dedicada à improvisação jazzística, o maestro Eduardo Lála propõe uma abordagem a temas do cancioneiro de jazz através da prática de conjunto. Direcionado para várias faixas etárias, os participantes são encorajados a experimentar e a desenvolver as suas ideias musicais com técnicas diferenciadoras, permitindo uma melhor capacitação dos mais jovens e promovendo a inclusão através da arte. Tem também o objetivo de expandir o repertório musical dos participantes contribuindo para uma aprendizagem diversificada, culminando numa apresentação ao vivo em conjunto com a orquestra GeraJazz, no âmbito do festival Artes à Vila a 25 de junho de 2023 no Mosteiro da Batalha.

Visitas Guiadas

Mosteiro da Batalha | 10h-15h

Misteriosas, grotescas e assustadoras, as gárgulas exibem-se como guardiãs do monumento que celebra a Vitória da Batalha de Aljubarrota. Numa visita orientada por Ana Patrícia Alho, autora da obra “As Gárgulas no Mosteiro de Santa Maria da Vitória – Função e Forma”.

Yoga para Crianças no Mosteiro

Capelas Imperfeitas | 09h15

O Yoga para Crianças possibilitará uma viagem a outros tempos, em que de forma fluída e lúdica se integra um pouco da história do Mosteiro da Batalha. Procura-se uma escuta sonora atenta ao espaço mas também do “eu” nim contexto das técnicas de yoga no mosteiro, símbolo da paz e harmonia numa vivência enriquecedora e motivadora da união do corpo e mente. Sessão orientada por Melanie Dinis, psicóloga e psicoterapeuta da Universidade de Coimbra, facilitadora certificada de Yoga para crianças e famílias, bem como de meditação e relaxamento.

O Festival Artes à Vila realiza-se no Mosteiro da Batalha com espetáculos que celebram a música popular.

As Capelas Imperfeitas e o Claustro Real do Mosteiro acolhem famílias de todo o país num encontro entre músicos consagrados e artistas emergentes.

Um fim de semana com concertos, exposições, workshops e conferências que promovem a cultura portuguesa e as músicas do mundo. No “Palco das músicas bonitas” já passaram músicos como Valter Lobo, Paulo de Carvalho, Benjamim, Dulce Pontes, Manuel Cruz e Júlio Pereira, entre outros.

    Fonte: INHA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.