Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Consórcio de mais de 40 entidades conta com investimento superior a 42M€

Agenda Mobilizadora InsectERA apresenta na FNA temas sobre uso de insetos como ferramenta bioindustrial

Insetos são fonte de proteína alimentar

A Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, será o evento primordial da Agenda Mobilizadora InsectERA sendo que pela primeira vez conta com um expositor ativo de 3 a 11 de junho na zona descoberta da FNA, junto ao edifício da CAP, onde serão apresentados os planos e objetivos para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços e onde serão albergados, todos os dias, eventos temáticos sobre as linhas de investigação que estão a crescer e que suportam a afirmação de um novo setor bioindustrial em Portugal.

Para além da presença diária na exposição da feira, a InsectERA apresenta um programa nunca antes visto. Que seja do conhecimento dos promotores, é a primeira vez a nível mundial que uma feira agrícola conta com a apresentação de temáticas dedicadas à utilização de insetos como ferramenta bioindustrial na sua agenda.

Vai ser possível encontrar sessões de apresentação técnico-científica, participações significativas em conferências agropecuárias e sessões de show cooking e wine/beer pairing, com aplicação de farinha de insetos em iguarias confecionadas por Chefs de renome e apreciadas numa junção de vinhos e cervejas selecionadas.

De acordo com Daniel Murta, líder desta Agenda “Este será o primeiro passo na divulgação e dinamização da Agenda InsectERA onde será atingido o seu auge na FNA25, sendo que vamos manter a nossa presença de uma forma crescente nos próximos anos.”

Esta agenda insere-se num consórcio com 42 empresa, onde se encontram desde entidades do sistema científico e tecnológico, empresas, associações empresariais, a entidades oficiais. Esta Agenda está apostada em investir cerca de 43 milhões de euros na criação de um setor bioindustrial inovador assente em económica circular, gerando mais de 140 postos de trabalho diretos e criado um novo conceito de Zona Industrial, a Zona Económica Circular, ou ZEC, que se espeta que venha a ser implementada em Pernes.

Fase de embalagem

Segundo é de conhecimento público, esta será a primeira Zona de Desenvolvimento Económico totalmente dedicada a atividades de económica circular e onde se converterão dezenas de milhar de toneladas de bagaço de azeitona e de outros subprodutos agroindustriais em produtos finais de valor acrescentado para os setores agroalimentar e bioindustrial.

A maioria do investimento previsto na Agenda Mobilizadora InsectERA é bioindustrial produtivo, sendo realizado principalmente por empresas e na criação de três novas unidades bioindustriais de produção de produtos derivados de insetos, na criação de uma unidade de produção de quitosano, e na implementação de um centro logístico. Porém, a Agenda visa ainda investimento em investigação e desenvolvimento, garantido a melhoria contínua dos processos em desenvolvimento e a criação de produtos e serviços adaptados a necessidades específicas do mercado.

Para que tal seja uma realidade e para que Portugal se mantenha na vanguarda do setor, serão ainda criados dois novos centros de I&D dedicados ao desenvolvimento deste setor. Por fim, a Agenda foca também ações de divulgação, promoção e dinamização deste novo setor em Portugal e no estrangeiro, promovendo o alavancar do nosso país num novo setor bioindustrial a nível internacional.

O consórcio investiu de forma significativa na dinamização de um espaço na FNA23 e convida todos os visitantes a passar por lá para conhecer este que é o início de um novo futuro na bioindústria nacional que irá dedicar-se ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços que vão ao encontro das necessidades da sociedade.

  Fonte: Insectera

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.