Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Município de Azambuja apoia com 20 mil euros unidades “multideficiência” nas escolas do concelho

Sede da Câmara Municipal da Azambuja

   O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na reunião ordinária de 30 de dezembro de 2020, um apoio monetário de 5 mil euros a cada uma das quatro Unidades de Ensino Estruturado / Multideficiência existentes nos Agrupamentos de Escolas do Concelho, num total de 20 mil euros destinados à aquisição de equipamentos e materiais a incorporar nestas unidades.

Nos 3 agrupamentos escolares do município está identificado um universo de 184 alunos com necessidades de saúde especiais, dos quais aproximadamente 3 dezenas são acompanhados com medidas adicionais de suporte de aprendizagem e inclusão, frequentando as Unidades de Ensino Estruturado / Multideficiência existentes.

Estas unidades estão ao serviço de toda a comunidade escolar, mas destinam-se de modo especial às crianças e adolescentes que apresentem défices motores e sensoriais, descoordenação motora, atrasos na motricidade, défices de equilíbrio e a crianças portadoras de Transtorno do Espectro do Autismo. Sabe-se que a utilização destas ferramentas especiais ajudam a despertar e a estimular os sentidos, ajudam na interação com o mundo e com os outros e proporcionam, sobretudo, conforto e segurança para criar a sua própria autonomia, potenciando e estimulando diferentes sentidos e emoções.

O Município de Azambuja assume como fundamental promover a articulação de competências e práticas inovadoras de ensino, permitindo aos alunos com necessidades de saúde especiais encontrar o seu papel como cidadãos ativos e de plenos direitos.

    Fonte: TC|GC|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.