Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Camões continua “afável e eternamente jovem”

Monumento a Camões reabilitado em Constância por ocasião do 40º aniversário

Monumento a Camões, do escultor Lagoa Henriques, transformou-se num ícone da vila de Constância

Resultante da iniciativa da Associação da Casa-Memória de Camões em Constância e por ela custeado, o Monumento a Camões – uma notável criação artística do escultor Lagoa Henriques que se transformaria num ícone da vila de Constância – foi inaugurado em junho de 1981 pelo Presidente da República, general Ramalho Eanes.

Entretanto passaram 40 anos e os efeitos do tempo eram já bem visíveis: o monumento apresentava crescentes sinais de degradação na sua estrutura de betão, com desagregação de materiais, em especial nas arestas, deixando à vista a armação de ferro em crescente oxidação e ameaçando novas e maiores desagregações. Por seu lado, a parte em mármore estava a ficar bastante enegrecida, também por efeito do tempo e da acumulação de sujidade.

Impunha-se, por isso, uma intervenção com vista a reabilitar e restaurar a componente de betão e a limpar a componente de mármore do monumento que, respeitando as suas características, lhe conferisse maior dignidade e garantisse a sua preservação. Foram esses trabalhos que a Associação da Casa-Memória de Camões em Constância promoveu neste início de ano e que agora ficaram concluídos.

Assim, no betão foi efetuada a picagem com meios manuais, eliminando o betão em mau estado até chegar às armaduras, realizada a preparação da superfície de betão estrutural com aplicação de produtos reparadores e protetores em estrutura de betão armado, enchimento de toda a base do monumento e regularização geral com betão afagado.

No mármore, a intervenção consistiu na aplicação de um produto de limpeza adequado, na remoção do verdete com recurso a jato de água e na aplicação de produto impermeabilizante para pedras naturais.

Aos 40 anos, o monumento, agora reabilitado, continuará a mostrar, a Constância e a quem a visita, um Camões afável e eternamente jovem.

  Fonte: ACMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.