Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Centro Hospitalar do Oeste recebe 75 novos médicos para formação de Internato

António Sales foi convidado na cerimónia de acolhimento

Esta segunda-feira, 4 de janeiro, o Centro Hospitalar do Oeste acolheu um total de 75 médicos internos, que escolheram as Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.

Em 2021, o CHOeste recebe 64 médicos da Formação Geral e 11 de Formação Especializada em Pneumologia (1), Ginecologia/Obstetrícia (1), Ortopedia (1), Medicina Interna (4), Cirurgia Geral (2) e Pediatria (2). Comparativamente ao ano anterior, este ano regista-se um aumento no número de médicos internos (mais 14) que escolheram o Centro Hospitalar do Oeste para realizar o internato médico.

Este ano, devido à atual situação de pandemia, a cerimónia de acolhimento promovida pela Direção do Internato Médico do CHOeste, decorreu em formato online. E contou com as intervenções online do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, do presidente do Conselho Nacional do Internato Médico, João Carlos Ribeiro, do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e do médico intensivista Gustavo Carona.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste congratula-se com a admissão destes 75 novos médicos, e com o aumento do número de internos que escolheram o CHOeste para completarem a sua formação médica, que representa o reconhecimento da qualidade da capacidade formativa da Instituição.

Recorde-se que o Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização. No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam durante nove meses pelos Serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do ACES Oeste Norte e ACES Oeste Sul. No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Fonte: VNGC|CHO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.