Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

46 Escolas produziram mural para assinalar os 46 anos do Dia da Liberdade

Ministra da Cultura inaugura domingo Mural em Peniche em frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência

Nos 46 anos, 46 Escolas por Abril

Este domingo, a ministra da Cultura inaugura o Mural “O 25 de Abril nas escolas”, na presença das entidades promotoras e de escolas participante.

Este mural foi projetado para assinalar os 46 anos do Dia da Liberdade, só que a situação epidemiológica que então se vivia não o permitiu. Sem desistirem da iniciativa, as organizações e entidades envolvidas decidiram adiar um ano a inauguração, registando no próprio mural o motivo desse adiamento. Assim, o ato inaugural terá lugar no dia 25 de abril de 2021, pelas 12h30, integrando-se nas comemorações do Dia da Liberdade, promovidas pelo Município de Peniche.

Esta é uma iniciativa que se tornou possível pelas muitas parcerias que se estabeleceram: FENPROF, Município de Peniche, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Centro de Formação Profissional para a indústria Cerâmica (CENCAL), União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), Associação 25 de Abril (A25A) e, contributo fundamental, as 46 escolas e agrupamentos de escolas que participaram, criando, desenhando, pintando e cozendo os 46 painéis em azulejo com 60 centímetros de lado. O mural (imagem aqui) ficará em frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, no Forte de Peniche. A obra, que ficará permanentemente exposta no local, contou com parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Esta é uma iniciativa de elevado simbolismo, que confirma que o 25 de Abril continua vivo nos mais jovens, o que é absolutamente essencial para que os seus valores de Liberdade e Democracia se projetem no futuro.

 Fonte: FENPROF

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.