Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Apresentado projeto inovador de constituição de uma equipa de vigilância e supressão inicial de incêndios rurais no concelho

Município da Batalha realiza sessão de trabalho para preparação da temática dos incêndios rurais

Reunião de trabalho nos Paços do Concelho

O Salão Nobre do Edifício dos Paços de Concelho da Batalha recebeu, no dia 21 de abril, uma reunião de trabalho por parte de diversas entidades com intervenção na área dos incêndios rurais com o intuito de planear e sensibilizar para esta questão.

Esta sessão promovida pela Câmara Municipal em parceria com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, contou com a presença de representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Guarda Nacional Republicana (GNR), bem como do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, Autarcas de freguesia e do Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Nesta iniciativa, foram abordadas ações de planeamento e sensibilização para o problema dos incêndios rurais, nomeadamente através do DECIR – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, identificando as ações definidas em termos de logística, referenciação dos pontos de água, ações de fogo controlado e programa de Aldeia Segura – Pessoas Seguras.

O Município da Batalha, através da Comandante Operacional Municipal, Viviane Ascenso, apresentou o Plano Operacional Municipal e divulgou o sistema de videovigilância florestal intermunicipal. Para o autarca local, Paulo Batista Santos, “a coordenação de meios e a articulação de recursos constituem uma ajuda preciosa na eficácia da prevenção de fogos e no sucesso das operações de combate”.

Na reunião foi também apresentado um projeto inovador de constituição de uma equipa de vigilância e supressão inicial de incêndios rurais no concelho da Batalha, uma proposta estratégica do comando dos Bombeiros Voluntários da Batalha que terá o apoio da Câmara Municipal da Batalha.

    Fonte: MB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.