Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Abertura do ciclo de conferências decorre no dia 4 de maio

II Ciclo Internacional de Conferências do Politécnico de Leiria debate a importância da Infância e da Educação

Cartaz

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria vai promover, em parceria com a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), o II Ciclo Internacional de Conferências – Infância & Educação, a ter lugar durante os meses de maio e junho, em formato online. A abertura do ciclo de conferências decorrerá na terça-feira, dia 4 de maio, a partir das 16h00, com a presença de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Sandrina Milhano, diretora da ESECS, Miguel Oliveira, docente da ESECS, Maria João Cardona, da Escola Superior de Educação de Santarém, Liliana Marques, da Direção-Geral da Educação, Luís Ribeiro, da APEI, Teresa Vasconcelos, aposentada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, e um representante do Ministério da Educação.

Na abertura do ciclo será homenageada Maria Isabel Ramos Lopes da Silva, uma das referências da Educação de Infância e a personalidade mais impactante no que ao currículo da Educação Pré-Escolar diz respeito. Doutorada em Ciências da Educação, coordenou as equipas encarregadas da elaboração das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), em 1997 e 2016. Tem exercido atividades docentes na formação inicial e contínua de educadores de infância e em cursos de mestrado e pós-graduação para docentes de diferentes níveis educativos.

Após a abertura do II Ciclo Internacional de Conferências com as quatro autoras das OCEPE, quando forem 17h30, decorre a primeira conferência subordinada ao tema “Intencionalidade educativa e gestão do currículo na educação pré-escolar: Ambiguidades e desafios na implementação das OCEPE”.

O II Ciclo Internacional de Conferências, organizado no âmbito da coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, contará com conferências sobre a Educação em geral e a Educação de Infância no atual contexto de pandemia, com partilhas acerca da pedagogia e currículo da creche e do jardim de infância, a arte e a natureza no contexto educativo, o documentar as aprendizagens, e a escuta ativa e agência da criança. Os conferencistas vão ainda abordar modelos, abordagens e práticas diferenciadas, e partilhar conteúdos da Prática de Ensino Supervisionada em mestrados de ensino, nomeadamente sobre a emergência da leitura e da escrita ou sobre o papel das famílias e da comunidade.

Será promovida uma conferência por semana, ao longo dos meses de maio e junho, transmitida via Zoom e na plataforma Youtube. Cada conferência terá a duração aproximada de 120 minutos, com os oradores a fazerem uma apresentação de cerca de 15 minutos. As sessões encerrarão com um espaço de diálogo, reflexão e debate entre os participantes. O programa das oito conferências promovidas no âmbito do II Ciclo Internacional – Infância & Educação pode ser consultado em https://sites.ipleiria.pt/cicie2021/programa/.

A participação em cada conferência é gratuita, mas com inscrição obrigatória em https://bit.ly/3gEOedf.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.