Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

«Aprender a Andar (melhor) de Bicicleta»

Projeto escolar em Torres Novas reforçado com mais 40 bicicletas

Projeto «Aprender a Andar (melhor) de Bicicleta» já conta com mais de 80 bicicletas

O Município de Torres Novas entregou, este ano letivo, mais 41 bicicletas para reforçar o projeto «Aprender a Andar (melhor) de Bicicleta», que se juntam às 40 já distribuídas pelos centros escolares do concelho no ano letivo de 2019/2020. De recordar que este projeto visa contribuir para o desenvolvimento harmonioso e ambientalmente sustentável das localidades, promovendo a prática do ciclismo de forma abrangente, de forma a potenciar o uso da bicicleta em contexto escolar e, consequentemente, padrões de mobilidade mais seguros e saudáveis junto das comunidades escolares e, em particular, dos alunos.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e o vereador da Educação, Joaquim Cabral, visitaram, no dia 5 de maio, o Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, onde puderam assistir a uma sessão do projeto. De acordo com uma análise feita junto de alunos do agrupamento de escolas Gil Paes, verifica-se que a maioria dos alunos entre os 8 e os 10 anos não domina o padrão motor saber andar de bicicleta e um em cada quatro não domina o equilíbrio sobre 2 rodas. No 3.º ano de escolaridade verifica-se que 2 em cada 3 alunos não sabe andar de bicicleta. A ação de ensino desenvolvida constatar que, em contexto escolar e em poucas sessões (5 a 6), é possível ensinar uma grande parte dos alunos a andar de bicicleta. Neste agrupamento, no pré-escolar e 1.º ciclo, já mais de 400 alunos frequentaram 5 ou mais sessões de ensino no âmbito deste projeto.

De salientar que a este projeto se juntou um outro, denominado DáVidàBicla, que visa angariar bicicletas que já não são utilizadas junto da população, e que permitiu já a doação de 64 bicicletas em 2 anos.

   Fonte: MF|DTICMA|CMTN

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.