Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Câmara Municipal reforça apoios à mensalidade de creche no valor de 39 mil euros

Município da Batalha inicia construção da primeira creche municipal da região

Início da construção da primeira creche municipal da Batalha

Mais de centena e meia de famílias irão beneficiar do apoio à mensalidade creche no âmbito do designado programa “Crescer Mais”, em vigor no município da Batalha desde 2019 e que abrange todas as crianças que frequentam as respostas de creche a funcionar no concelho da Batalha.

Este apoio municipal às famílias com filhos foi ajustado em função do período de interrupção do serviço de creche e das reduções de mensalidade realizadas pelas Instituições, garantindo a comparticipação integral do custo efetivo da mensalidade, num valor global de comparticipação de 39.330,23€, para os primeiros 4 meses do ano.

A comparticipação familiar relativamente à frequência da resposta de creche abrange as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as entidades privadas, sendo uma aposta no apoio à natalidade e medida de apoio social às famílias com filhos.

Recorde-se que as creches e os centros de atividades de tempos livres com a atividade suspensa foram obrigados a reduzir o valor das mensalidades cobradas às famílias “em, pelo menos, 40%”, através de portaria do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de 8 de fevereiro, e que abrange as instituições particulares de solidariedade social e entidades equiparadas.

Maqueta da creche municipal

As instituições beneficiárias são o “Jardim da Isabel”, as escolinhas do “Trevo” (Reguengo do Fetal) e do “Pinheirinho” (São Mamede), e ainda a creche do Centro Infantil do Moinho de Vento e o Jardim de Infância Mouzinho de Albuquerque.

Para Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha, “este programa municipal de apoio à mensalidade de creche concretiza uma opção clara de apoiar a natalidade no concelho da Batalha, com resultados positivos e nesta fase da pandemia é também uma importante ajuda às famílias com filhos”.

Trata-se de um investimento anual superior a cem mil euros, um valor expressivo, e que no breve prazo será complementado com a abertura da creche municipal que visa reduzir o défice de cobertura da resposta de creche no concelho da Batalha, que hoje apenas dispõe de uma taxa de cobertura de cerca de 40%”, esclarece o autarca.

O Município da Batalha tem em curso a construção da primeira creche municipal da região, um investimento de 600 mil euros e que está previsto estar concluído em setembro deste ano.

    Fonte: MB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.