Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Município de Porto de Mós apoia o desporto nas vertentes da segurança, saúde e prevenção

Testes COVID-19

O Município de Porto de Mós levou a cabo no presente mês de maio duas iniciativas que vieram apoiar diversos clubes do concelho a retomar a prática do desporto federado.

Numa primeira fase, foram realizados testes covid-19 a 250 atletas dos escalões de formação de equipas do concelho (AD Portomosense, CCR Alqueidão da Serra, ARCD Mendiga, UR Mirense e Judo Clube do Juncal) de forma a iniciaram atividade desportiva na presente época.

A segunda iniciativa consistiu em adquirir mais 6 aparelhos DAE (Desfibrilhação Automática Externa  ) para instalação nos pavilhões da ARCD Mendiga e CCR Dom Fuas, no Campo de Futebol do UR Mirense e CCR Alqueidão da Serra, no Estádio Municipal e no Campo Sintético/Campos de Ténis. Em outubro de 2019 o Município de Porto de Mós adquiriu quatro DAE para instalação nos Pavilhões Gimnodesportivos do Juncal, Mira de Aire, Porto de Mós e nas Piscinas Municipais.

Atualmente, o Concelho de Porto de Mós possui todos os recintos desportivos equipados com este equipamento de socorro, utilizado em paragens cardiorrespiratórias, tendo como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilhação ventricular presente em 90% das paragens cardíacas.

Os DAE atuam sozinhos/inteligentemente, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário e podem, por isso, ser utilizados pelo público leigo e não especializado, sendo, no entanto, necessário que os seus utilizadores possuam formação em Suporte Básico de vida (SBV) em paragem cardíaca. Num total, existem 60 pessoas ligadas ao município, a clubes e demais utilizadores dos espaços onde os DAE estão instalados com formação certificada para utilizarem estes equipamentos.

     Fonte GC|CMPM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.