Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Câmara de Alcobaça vai realizar testes rápidos à COVID-19 nas escolas do concelho

Escola Básica 2,3 Frei Estêvão Martins

O concelho de Alcobaça regista esta segunda-feira, dia 11 de janeiro, 642 casos ativos de Covid-19 e 25 falecimentos. “É por demais evidente o agravamento brutal da pandemia no nosso concelho. A subida vertiginosa destes números tem diversas explicações, mas o que é facto é que os números estão neste momento fora de controlo. O confinamento nacional que se prevê que seja anunciado na quinta-feira poderá ajudar a travar de alguma forma esta realidade muito preocupante”, escreve o presidente da Câmara de Alcobaça na sua página de Facebook. Também no concelho de Torres Vedras a epidemia cresce rapidamente, contando já com 689 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

A Câmara de Alcobaça permanece em direta sintonia com as autoridades de saúde para a análise epidemiológica do concelho e para o acompanhamento, através da Serviço Municipal de Proteção Civil, da situação vivida nos lares do concelho.

Segundo Paulo Inácio, a task-force instalada no Parque de Negócios está a realizar centenas entrevistas epidemiológicas por dia aos casos positivos e questionando-os da necessidade de algum apoio.

Relativamente às escolas do concelho, ainda de acordo com o autarca, “a perspetiva em vigor ao dia de hoje é de que não haverá encerramento por parte do Governo embora a decisão final só será tomada depois da reunião com o Infarmed. Em todo o caso, quero deixar a garantia que independentemente da decisão do Governo, e como forma de sossegar a comunidade escolar, a câmara de Alcobaça irá realizar testes rápidos gratuitos a todo o pessoal docente e não-docente.”

Num apelo à serenidade, Paulo Inácio recorda que “Alcobaça sempre foi e será uma comunidade ordeira e respeitadora. Acredito no bom-senso das pessoas e no seu sentido de responsabilidade coletiva que agora mais do que nunca é essencial para podermos superar esta fase.”

 

Os números estão distribuídos por freguesia da seguinte forma:

Alcobaça e Vestiaria – 51

Alfeizerão – 35

Aljubarrota – 45

Bárrio – 13

Benedita – 130

Cela – 28

Alpedriz, Coz e Montes – 26

Évora de Alcobaça – 131

Maiorga – 7

Pataias e Martingança – 39

São Martinho do Porto – 13

Turquel – 99

Vimeiro – 25

Torres Vedras conta com 689 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2

 

A 10 de janeiro, o concelho de Torres Vedras contava com 689 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 192 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 990 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. O Concelho apresentou 87 novos casos confirmados e 24 novos casos recuperados. Infelizmente, o Concelho registou, ainda, um novo óbito.

 

Até ao momento, não foi possível atualizar a distribuição por freguesias dos novos casos confirmados, novos casos recuperados e óbitos de dia 10 de janeiro. Esta informação será atualizada assim que possível.

 

No total, foram contabilizados 2751 casos confirmados, dos quais 2026 recuperados. Desde que a pandemia chegou ao Concelho, há, infelizmente, 36 óbitos a lamentar.

 

Situação epidemiológica em empresas agrícolas

O cluster de casos de COVID-19 associados a empresas agrícolas registava seis casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, apresentando três novos casos recuperados.

 

Situação epidemiológica no Lar Vida Maior

O cluster de COVID-19 localizado no Lar Vida Maior, em Maceira, na freguesia de União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, apresentava oito casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

 

Situação epidemiológica no Hospital de Torres Vedras

O cluster de casos de COVID-19 associados ao Hospital de Torres Vedras registava 102 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, apresentando 27 novos casos confirmados.

 

Situação epidemiológica no Lar de São José

O cluster de casos de COVID-19 no Lar de São José, na cidade de Torres Vedras, contava com 89 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

 

Situação epidemiológica no Lar de Nossa Senhora do Carmo

O cluster de COVID-19 localizado no Lar de Nossa Senhora do Carmo, em Ordasqueira, apresenta 78 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2. Infelizmente, este cluster regista um novo óbito.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.