Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Fernando Freire é coordenador artístico das intervenções artísticas

Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal integram população na valorização do património da cantaria e calcetaria

Cartaz

No âmbito do projeto Territórios de Pedra, lançado este ano pelos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, estão a ser desenvolvidas três intervenções artísticas, que promovem a Valorização da Cantaria e Calcetaria, nos três municípios. Estas Intervenções artísticas contam com a coordenação de Fernando Freire, reconhecido professor de escultura com origens neste território, e estão a ser levadas a cabo em conjunto com a população através de três associações locais. As respetivas inaugurações estão agendadas para o mês de junho: 10 em Ansião, 20 em Pombal e 27 em Figueiró dos Vinhos.

Segundo Fernando Freire, coordenador desta ação de Valorização da Cantaria e Calcetaria nos Territórios de Pedra, tratam-se de três trabalhos diferenciados, que têm sempre o objetivo de valorizar o património local pela perspetiva do artista e da população, que está a colaborar através das associações. “Procuramos criar peças que contam a história local e que se adequem ao espaço escolhido para a intervenção”, esclarece.

As obras que estão a ser construídas em parceria com as populações de cada terra serão incluídas no circuito artístico de valorização dos materiais regionais como é a pedra. “Para a execução da obra, recorreu-se à arte e ao saber fazer secular dos artistas locais, quer na área da cantaria, quer na área da calcetaria. Artes que, no século passado, tiveram um importante papel no desenvolvimento socioeconómico dos Territórios de Pedra.”

Em Ansião, na Praça Luís de Camões vai nascer uma intervenção artística que será, segundo o coordenador artístico, também ele antigo canteiro natural desta localidade, “Uma Viagem ao conhecimento” – “Trata-se do enquadramento do património e da arte de trabalhar pedra adequado ao contexto da localização da peça, próxima da Escola, fonte do conhecimento e do saber”.

A inauguração vai decorrer no dia 10 de junho, de forma inédita, com a montagem da peça ao vivo. A obra/ peça tem vindo a ser executada pela Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos. O início montagem final desta obra está marcada para as 14h e a inauguração às 16h com a participação especial do Grupo Teatro Olimpo e contará com a presença do presidente da Câmara de Ansião e respetivos convidados.

Em Abiul, município de Pombal, o tema da intervenção é o Bodo, uma tradição da região que ficará agora materializada numa obra que conjuga a arte da Cantaria e Calcetaria, intitulada “Memorial ao Bodo”.

Trabalhos de calcetaria

Segundo Fernando Freire, “a massa que dará vida ao bolo gigante, que está a ser criado, será amassada pelas pessoas da terra, como se tratasse de um verdadeiro bolo”. A associação que tem em mãos a execução desta peça é a Tertúlia Berço da Tauromaquia Abiul. No dia 20 de junho, pelas 10h, será inaugurada com a atuação do Rancho Folclórico Infantil Pedrinhas de Sicó e do Grupo Gaiteiros de Abiul. Contará com a presença do Presidente da Câmara, Presidente da Junta de Freguesia de Abiul e de outros convidados e participantes.

Em Figueiró dos Vinhos, no lugar e freguesia de Aguda (rotunda do Fato) vai nascer a peça artística “Memórias de outros tempos”. A peça inspira-se na água, elemento fundamental para a vida do território e um elo dinâmico de ligação entre o passado e o presente. Tecnicamente a intervenção artística é constituída por várias elementos que interagem entre si: calçada, cantaria, pedra solta de duas cores, dividindo simetricamente o círculo da rotunda e simboliza o duplo sentido atribuído à intervenção e o engenho de tirar água, numa recriação de outros tempos.

Trata-se de um trabalho que está a ser desenvolvido com uma associação local, neste caso o Rancho Folclórico Flores de Alegria e também conta com a coordenação de Fernando Freire. A inauguração está agendada para dia 27 de junho, às 16h pelo presidente da Câmara, convidados e participantes.

Mais informações em:

https://www.facebook.com/territoriosdepedra

https://www.territoriosdepedra.pt/ 

https://www.instagram.com/territoriosdepedra

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.