Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

No Parlamento Europeu

Deputada da CDU Sandra Pereira questiona Comissão Europeia sobre fogo bacteriano nos Pomares do Oeste

Reunião de Sandra Pereira com agricultores no Cadaval

Na sequência da visita da deputada da CDU ao Concelho do Cadaval, Sandra Pereira entregou no Parlamento Europeu uma pergunta à Comissão Europeia.

O fogo bacteriano, uma doença causada pela bactéria Erwinia amylovora, afecta diferentes espécies de plantas da família Rosaceae, que são as que têm maior importância agrícola no grupo das árvores frutíferas de semente, como a maçã, a pera ou a nêspera.

Numa recente visita a uma cooperativa de fruticultores no Cadaval (COOPVAL), na região oeste de Lisboa, a deputada da CDU foi confrontada com a preocupação dos agricultores perante a presença desta praga nos pomares da região, conhecidos pela produção de pera rocha cuja qualidade é nacional e internacionalmente reconhecida.

Devido à valorização deste produto, ele é fundamental no desenvolvimento da região. Com a ameaça do fogo bacteriano, alguns pomares foram já arrancados e teme-se um surto que pode arriscar a sustentabilidade e a produção

Assim, Sandra Pereira questiona a Comissão Europeia que medidas podem ser tomadas para ajudar a erradicar esta bactéria e que apoios podem ser concedidos a estes fruticultores no sentido de garantir a proteção dos seus pomares.

   Fonte: CDU

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

José Luís Elias Mendonça

Só cá faltava mais esta praga e logo cá no oeste. Espero que a tutela da agricultura não descure esta situação, embora já saibamos o que a casa gasta. Há que mentalizar e organizar os agricultores para a luta. Não podem silenciar.