Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Festival de Música de Alcobaça arrancou com concertos esgotados

Cistermúsica traz "O Périplo de Magalhães e Elcano", Ópera de Homenagem a Mariella Devia e jazz de “Outros Mundos”

Samsaoui Ensemble

Foi um primeiro fim de semana auspicioso e de plateias esgotadas: a 29.ª edição do Cistermúsica abriu na noite da passada sexta-feira, e na imponente Nave Central do Mosteiro de Alcobaça, com um concerto pelo agrupamento espanhol La Grande Chapelle, que estreou em Portugal um programa de música sacra de José de Baquedano. No dia seguinte, foi a vez de subir ao palco A Música do século XXI pelo Lusitanus Ensemble interpretando obras encomendadas a conceituados compositores portugueses contemporâneos, dos quais estiveram presentes Eurico Carrapatoso, Anne Victorino d’Almeida e Mariana Vieira. La Grande Chapelle apresentou-se também no domingo, 27 de junho, na Igreja de São Baptista, em Lisboa, perante uma plateia repleta, numa co-produção com o Festival Música no Termo.

O festival prossegue já esta semana com mais uma série de concertos imperdíveis, sempre às 21h30 e no Claustro D. Dinis do Mosteiro de Alcobaça, a começar pelos Solistas do Coro de Câmara de Granada e o Samsaoui Ensemble que nos propõe, no dia 2 de julho, O Périplo de Magalhães e Elcano: uma Volta ao Mundo em 12 Obras.

Na noite seguinte, a 3 de julho, teremos uma Gala de Ópera de Homenagem a Mariella Devia, aclamada cantora da grande tradição lírica italiana, pela primeira vez no nosso país. Conhecida como a Rainha do Bel Canto, a soprano estará em Alcobaça para uma Masterclasse que conta com a participação de alguns dos maiores nomes do canto nacional, entre os quais Carlos Cardoso e André Henriques. Esta atividade culminará num concerto pelo Allurement Trio, composto pelo pianista Vasco Dantas Rocha e pelas cantoras líricas Bárbara Barradas e Cátia Moreso, centrado nas obras consagradas pela artista, assim como em repertório do período entre os séculos XVIII e XIX.

Já no domingo, dia 4 de julho, o quarteto de jazz Gaia Cuatro inaugura a programação “Outros Mundos”. Este excecional quarteto junta dois ícones do jazz japonês, Aska Kaneko e Tomohiro Yahiro, a dois criativos músicos argentinos, Gerardo Di Giusto e Carlos Buschini.

    Fonte: AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.