Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Professor dedicou toda a sua vida a luta pelo desenvolvimento e pela melhoria das condições de vida do povo de Peniche

Faleceu o vereador da Câmara de Peniche Rogério Cação

Rogério Cação

A Comissão Coordenadora da Coligação Democrática Unitária-CDU de Peniche cumpre o doloroso dever de informar do falecimento do Professor Rogério Cação, vereador da Câmara Municipal de Peniche, Comendador e um dos mais destacados membros da Coligação Democrática Unitária em Peniche.

A CDU transmite à filha de Rogério Cação, Inês Cação, aos seus irmãos, netas, à sua companheira, à restante família, aos seus amigos e companheiros de muitas lutas, as suas mais sentidas condolências e sentimentos de profunda solidariedade.

O dia de hoje, 6 de Julho, ficará marcado como o dia em que o Concelho de Peniche perde um dos seus mais dedicados e destacados cidadãos e a CDU um dos seus mais constantes e incansáveis membros. O seu falecimento constitui uma enorme perda para o Concelho a quem dedicou toda a sua vida.

Rogério Cação dedicou toda a sua vida à luta pelo desenvolvimento e pela melhoria das condições de vida do povo de Peniche. Foi durante mais de 40 anos, candidato e eleito das listas da FEPU, APU e CDU, tendo sido Membro da Assembleia Municipal de Peniche durante vários mandatos, vereador da Câmara Municipal de Peniche entre 1986 e 1990 e desde 2017 até hoje. Foi Presidente da Assembleia Municipal de Peniche entre 2005 e 2012.

Rogério Cação foi desde a sua juventude um incansável lutador pelos valores da liberdade, da democracia, da justiça e progresso social e da promoção da cultura. Homem de lutas, de justiça, de trabalho, de solidariedade, humanista, homem de cultura, nomeadamente como Professor de Teatro da Universidade Sénior de Peniche, Rogério Cação foi uma personalidade que ficará para sempre associada à defesa constante, consequente e coerente dos valores de Abril.

A sua entrega às causas justas, nomeadamente na área social, conduziu-o às mais altas responsabilidades em várias estruturas e associações às quais dedicou, até ao fim, muito da sua vida e esforços. Foi Presidente da Cercipeniche, da Acompanha e da Associação para o Desenvolvimento de Peniche. Foi também Vice-presidente da Direcão da Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social e Presidente da Direção da Confederação das Cooperativas Portuguesas.

Entre várias outras responsabilidades institucionais, foi Membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional para a Economia Social. Foi ainda Membro do Fórum para a Integração Profissional de Pessoas com Deficiência.

A vida de Rogério Cação é uma referência e um exemplo de dedicação às causas mais nobres da intervenção cívica e política e a Peniche e ao seu povo, porque tem tinha uma grande paixão.

A Coligação Democrática Unitária afirma que a melhor forma de honrar a memória, a vida e os valores do nosso Amigo e Companheiro de luta será a de dar continuidade à luta pelos valores que o Rogério Cação abraçou toda a sua vida, integrado no coletivo da CDU.

A CDU informa que o corpo de Rogério Cação está em Câmara Ardente na Casa Mortuária de Peniche até quarta-feira às 12 h. As cerimónias fúnebres realizar-se-ão dia 7 de Julho a partir das 12h30, na igreja de S. Pedro, em Peniche, seguindo para cremação no Crematório de Rio Mouro, Concelho de Sintra.

   Fonte: CDU| Peniche

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.