Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir a certificação

Politécnico de Leiria tem certificação máxima Healthy Campus da Federação Internacional de Desporto Universitário

Bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria é a primeira instituição de ensino superior politécnico a garantir a certificação “Healthy Campus”, da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), que tem como principal objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica. O Politécnico de Leiria recebeu a certificação Platina, sendo esta a certificação mais elevada.

Além do Politécnico de Leiria, apenas oito universidades em todo o mundo alcançaram este nível máximo de certificação, entre as quais três universidades portuguesas.

«Com esta certificação o Politécnico de Leiria vê reconhecida a sua estratégia institucional promotora de qualidade de vida e do bem-estar da sua comunidade académica, em que a qualidade e competência de professores, investigadores e técnicos se destacam a múltiplos níveis de intervenção, ligadas direta e indiretamente a este conceito de “campus saudável”», afirma o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa.

«Neste contexto, onde os nossos estudantes assumem centralidade nos nossos campi saudáveis, o desporto, a saúde, a inclusão, a multiculturalidade e as estratégias promotoras de interculturalidade, mas também a arte e a cultura, são áreas de investimento estratégico prioritárias do Politécnico de Leiria para a promoção de competências sociais e de cidadania essenciais para o desenvolvimento global sustentável», acrescenta Rui Pedrosa.

O programa de certificação mundial “Healthy Campus”, criado pela FISU, tem como objetivo implementar um estilo de vida saudável entre a sua comunidade académica, potenciando programas operacionais nas áreas do Desporto e Atividade Física, e em domínios como a Saúde Mental e Social, Nutrição, Prevenção de Doenças, Comportamento de Risco e Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Para obter a certificação, as academias são avaliadas em ciclos de dois anos. O primeiro ciclo consiste num processo de autoavaliação, analisado por um júri internacional, enquanto o segundo tem por base uma auditoria efetuada na instituição. Após a finalização do primeiro ciclo, o Politécnico de Leiria atingiu o nível de certificação Platina, o grau máximo de cinco níveis de desempenho definidos pela FISU.

O Politécnico de Leiria recebeu a pontuação máxima, tendo cumprido todos os requisitos em todos os indicadores (100 em 100), todos eles estritamente ligados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Para a obtenção da nota máxima, contribuíram as várias ações do Politécnico de Leiria, nomeadamente os Programas PAFE – Programa de Atividade Física para Estudantes, U-Bike, Rede Campus Sustentável, as refeições saudáveis fornecidas nas diversas cantinas, bem como o trabalho desenvolvido no âmbito do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), Serviços Médicos, Serviços de Ação Social, Unidade de Ensino a Distância, CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital, o projeto 100% IN, entre muitos outros.

Destaque, ainda, para os muitos protocolos estabelecidos e projetos em curso com diversos stakeholders que operam no âmbito do conceito de Campus Saudável e que ajudaram a alcançar este extraordinário resultado.

No âmbito do programa Healthy Campus, para além do Politécnico de Leiria, Portugal está ainda representado na Federação Internacional de Desporto Universitário pelas universidades do Algarve, Aveiro, Coimbra, Minho, Porto e pelo ISCTE.

As Instituições de Ensino Superior são avaliadas em 100 parâmetros distribuídos por sete domínios, seis dos quais operacionais (Desporto e Atividade Física; Nutrição; Prevenção de Doenças; Saúde Mental e Social; Comportamentos de Risco; Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade social) e uma área transversal, relacionada com a Gestão e Liderança do Campus Saudável.

A FISU é uma federação de instituições universitárias de todo o mundo, responsável, entre outras, pela organização de eventos desportivos entre as instituições afiliadas. A federação foi criada em 1949 e pertence à Associação Global das Federações Desportivas Internacionais (GAISF), congregando atualmente instituições de ensino superior de 174 estados membros dos cinco continentes. A FISU organiza a Universíada de Verão e de Inverno a cada dois anos e organiza anualmente o Campeonato Universitário Mundial.

Mais informações sobre a certificação “Healthy Campus” estão disponíveis em www.fisu.net/healthy-campus.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.