Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Informação da Coordenação Distrital de Leiria da Coligação Democrática Unitária

Pedro Alves e José Lourenço Gonçalves lideram listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Alvaiázere

José Lourenço Gonçalves

José Lourenço Gonçalves é o Cabeça de Lista da CDU, indicado pelo PCP, à Assembleia Municipal de Alvaiázere. Nascido em Alvaiázere, em 1973, aí viveu e estudou até 1992 quando ingressou na Escola Superior de Conservação e Restauro em Lisboa.

É licenciado em Arqueologia da Paisagem pelo Instituto Politécnico de Tomar, detentor de Diploma de Formação Avançada em Recuperação e Conservação do Património Construído, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Pós-Graduado em Direito do Património Cultural, pela Faculdade de Direito de Universidade de Lisboa.

Após conclusão dos primeiros estudos superiores em 1997, iniciou a vida profissional, inicialmente como trabalhador independente e, a partir de 1999, como trabalhador da função pública para a Câmara Municipal de Sintra, onde permaneceu durante 10 anos.

Em 2009 transferiu-se para a Câmara Municipal de Cascais e, em 2017, para Administração Central do Estado, onde ainda permanece na Direcção-Geral do Património Cultural, Ministério da Cultura.

A luta pelos direitos trabalhadores constitui uma preocupação constante no decurso da sua vida profissional. Sindicalizado pelo STAL (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local) desde o primeiro ano de ingresso na administração pública local, foi delegado na Sintraquorum EM entre 2007 e 2009. Em 2017, em função da alteração de local de trabalho ingressa no STARQ (Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia).

À semelhança do Candidato da CDU à Câmara Municipal de Alvaiázere (Pedro Alves), José Gonçalves tem também um vasto percurso de envolvimento e intervenção no movimento associativo, especialmente no concelho de Alvaiázere:

Fez parte da ARCA (Associação Recreativa e Cultural de Alvaiázere).

Foi fundador da Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património do Pinhal Interior Norte.

Integrou o grupo fundador do CVLA (Centro de Voo Livre de Alvaiázere), estrutura da qual viria a ser membro da sua Direção.

Foi dirigente na Presidência da Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL).

Foi fundador da Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação do Mosaico Antigo (APECMA), que germinou da experiência de trabalho voluntário na Vila Romana do Rabaçal, na qual, a par da FPVL, teve a oportunidade de representar Portugal em reuniões e congressos internacionais.

É membro do PCP.

    Fonte: CDL|CDU

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.