Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Crianças entre os 5 e os 7 anos de escolas de Leiria apresentam bons resultados em competências pré-leitoras

Escola do Arrabalde

Foram apresentados, na terça-feira, dia 12 de janeiro, os resultados do rastreio de competências pré-leitoras aplicado a um universo de crianças entre os 5 e os 7 anos, de sete agrupamentos de escola do concelho de Leiria.

Segundo os responsáveis pela aplicação do rastreio de competências pré-leitoras, das 602 crianças envolvidas, 51% do género masculino e 49% do género feminino, 86% encontra-se dentro da média de competências expectáveis, 7% abaixo da média e 7% acima da média relativa ao concelho, sem confrontação com outro resultado regional ou nacional.

A sessão de apresentação contou com a presença das direções escolares, equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva (EMAEI) e docentes, do Professor Doutor Marcelino Pereira (FPCE-UC) e da Vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, que destacou “o trabalho focado nas reais necessidades das crianças, possível a partir do trabalho em rede, baseado na confiança e proximidade dos agentes educativos do território”.

O rastreio de competências pré-leitoras é uma iniciativa que integra o plano de atuação da equipa multidisciplinar do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Leiria (PIICIE), e que conta com a consultoria científica da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC).

A leitura é um processo humano que condiciona toda a nossa aprendizagem do mundo e, como tal, a aprendizagem dita académica e o percurso escolar das crianças. Este instrumento, agora utilizado, consiste numa medida universal de suporte à aprendizagem, com sustentabilidade teórica e científica e tem como objetivos criar intervenção estruturada promotora da competência linguística em turma e criar uma estrutura de encaminhamento para resposta individual com a colaboração da escola e família.

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.