Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Rui Alexandre e José António Correia lideram listas à Câmara e Assembleia

Candidatura “Nós Cidadãos por Alcobaça” apresentou candidatos aos órgãos autárquicos

Rui Alexandre

A candidatura do “Nós Cidadãos por Alcobaça”, liderada pelo ex-presidente da Comissão Política Concelhia de Alcobaça do PS, Rui Alexandre, foi apresentada no dia 1 de agosto, no Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro. Ensino e inovação, empreendedorismo, património, Cultura e juventude são as principais apostas da candidatura que quer colocar Alcobaça “em pé de igualdade com Leiria e Caldas da Rainha”.

Estiveram presentes o presidente do “Nós Cidadãos” Joaquim Rocha Afonso, os mandatários Cândido Ferreira e Elisabete Felizardo, o cabeça de lista à Assembleia Municipal José António Correia, bem como os candidatos às juntas de freguesia.

José António Correia referiu que com ele “as portas da Assembleia unicipal manter-se-ão sempre abertas” porque se candidata “para alargar o debate político a toda a população neste seu direito à informação para que não se esgote num circuito fechado como tem sido apanágio nos últimos anos”. O candidato à Assembleia Municipal destaca como medidas tornar “todas as assembleias públicas, via on-line” bem como “descentralizar as assembleias municipais e fazê-las nas freguesias do concelho, dando voz às pessoas”.

José António Correia

Para Rui Alexandre, “é urgente defender e credibilizar as instituições democráticas” bem como “valorizar o exercício absoluto da cidadania” uma vez que a “confiança na democracia parece querer enfraquecer” sendo prova disso uma abstenção “cada vez mais elevada”.

Com um programa eleitoral que assenta sobretudo no “ensino, empreendedorismo, património e cultura histórica de Alcobaça”, Rui Alexandre salientou que “precisamos que Alcobaça esteja viva, esteja forte e que, em termos futuros, consiga combater em pé de igualdade com Leiria e Caldas da Rainha”.

Segundo o candidato, haverá uma “aposta forte na cultura, no empreendedorismo e na inovação. É aí que queremos apostar, sem esquecer o ensino, a juventude tem que fazer mais parte dos projectos de Alcobaça. A maior preocupação que temos e olhando para os últimos Censos, voltamos a perder população e isso faz com que tenha de existir políticas diferenciadoras que consigam combater o flagelo que e o abandono de pessoas no nosso concelho. Queremos que o nosso concelho cresça, que sejamos cada vez um concelho mais forte, mas unido, porque sem união não chegaremos a lado nenhum”, afirmou.

O candidato do Nós Cidadãos por Alcobaça apresentou como principais medidas de acção estratégica a “criação de um conselho consultor”, composto por alcobacenses conhecedores de diversas áreas, cujo objectivo será criar “sinergias entre a sociedade civil, o tecido empresarial, as juntas de freguesia e as diferentes associações”. Outra medida será a “a promoção de auditorias regulares à gestão camarária”.

Sessão de apresentação da candidatura do “Nòs Cidadãos por Alcobaça” teve lugar no Cine-Teatro

No que se refere à Cultura, a candidatura Nós Cidadãos por Alcobaça promete “uma revolução cultural fazendo do concelho um palco vivo” com principal destaque para a “projecção internacional das comemorações da Batalha de Aljubarrota” bem como “promover um grande evento, a realizar no mês de fevereiro, que exalte a História de Pedro e Inês”.

No que se refere ao património e turismo destaque para o desenvolvimento de “um produto turístico que optimize a riqueza e fomente a afirmação do concelho”, destacando-se a “criação da marca Amar Alcobaça”.

Outra medida é a apresentação de “um plano de desenvolvimento estratégico para o concelho com acento no conhecimento dos recursos culturais, turísticos, económicos, educativos, naturais e ambientais do concelho de Alcobaça”

No que se refere ao ensino e inovação, a aposta passa pela “maior articulação entre os estabelecimentos de ensino do concelho”, o “reforço das bolsas de estudo” e da oferta pedagógica, bem como da “fixação de um centro de estudos” que “possa evoluir para um pólo de ensino superior” e uma “incubadora de ideias” que “ajude a promover a comunidade alcobacense no mundo”.

A candidatura do Nós Cidadãos Por Alcobaça tem ainda como objectivo fazer com que a autarquia seja “mais próxima do munícipe”, através da “descentralização das reuniões camarárias” e da “inclusão do orçamento participativo”. Outra medida é a implementação de uma Unidade de Saúde Móvel destinada à população mais idosa e de mobilidade reduzida.

Relativamente aos candidatos, na corrida à Câmara Municipal acompanham Rui Alexandre, Maria Teresa Bento, José Ascenso, Carlos Machado, Sílvia Vicente, Sofia Aurélio, Maximino Serra, Cristiana Fróis, Rui Aveiro, Carina Santos, Adília Evangelista, Fernando Gaspar, Anabela Nobre e Célia Tomé.

Já em relação à Assembleia Municipal, a lista será encabeçada por José António Correia, seguindo-se Gonçalo Morins, Carmen Marisa Santos, Manuel Canelas e Nuno Vasco. Os mandatários são Cândido Ferreira e Elisabete Felizardo.

Relativamente às juntas de freguesia, o Nós Cidadãos por Alcobaça apresenta listas a 8 das 13 freguesias do concelho. Assim Hermínio Nascimento será o candidato à União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria; Joaquim Marto a Alfeizerão; Aires dos Santos a Aljubarrota; Elisabete Medalha ao Bárrio; Vasco Luís candidata-se à Cela; Ana Rita Carreira a Évora de Alcobaça; Andreia Vicente a Pataias e Carlos Manuel Pereira a São Martinho do Porto.

O Nós Cidadãos por Alcobaça não apresenta candidaturas às freguesias da Benedita, União de Freguesias de Cós, Montes e Alpedriz, Maiorga Turquel e Vimeiro, mas no entanto apoia as candidaturas do independente Álvaro Santo (UF Cós, Montes e Alpedriz), do socialista Sérgio Rocha (Maiorga) e do social-democrata Pedro Pombo (Vimeiro).

     Mónica Alexandre

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.