Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

De Gualdim Pais a Maria Fogaça, do Conde Castelo Melhor ao Marquês de Pombal

Cidade de Pombal cria roteiro das Figuras com História

Maria Fogaça

A Cidade de Pombal passou a disponibilizar um novo roteiro, onde dá a conhecer algumas personalidades que identificam Pombal em diferentes vertentes e convida a um passeio pela história, desafiando a descobrir a vida e obra de D. Gualdim Pais, D. Maria Fogaça, Conde Castelo Melhor e o célebre Marquês de Pombal, e a admirar a riqueza patrimonial ímpar da cidade.

O projeto Figuras com História tem como objetivo principal fomentar e potenciar o desenvolvimento turístico associado ao concelho de Pombal, na vertente turismo cultural, tendo em conta o património cultural e imaterial existente, através da implementação de suportes informativos.

Em vários locais da cidade pode-se associar um nome de figuras históricas que marcaram monumentos, praças e ruas. Junto ao edifício dos Paços do Concelho e a Igreja de Nossa Senhora do Cardal está instalada a figura de D. Luís de Vasconcelos e Sousa, Conde Castelo Melhor, enquanto no Largo do Cardal os visitantes são convidados a conhecer D. Maria Fogaça, figura da tradição popular preservada pelo povo pombalense, cujo nome se associa à narrativa fantasiosa da origem das seculares Festas do Bodo.

No Castelo de Pombal encontra-se retratado D. Gualdim Pais, que em 1156 mandou construir o monumento. Por sua vez, Sebastião José de Carvalho e Melo está instalado em pleno centro histórico na praça onde o Marquês mandou construir os edifícios da Cadeia e o Celeiro, onde no interior é possível vislumbrar a cobertura de madeira que suporta o telhado, recordando o caso de um navio, onde foi aplicada a técnica de construção antissísmica de estrutura em gaiola utilizada na baixa de Lisboa.

O Roteiro Figuras com História junta-se Rota Pombalina que convida à realização de um percurso pedestre pela Cidade de Pombal ao longo do qual os participantes ficam a conhecer o património relacionado com Sebastião José de Carvalho e Melo, como a Praça Marquês de Pombal, a antiga Cadeia/Museu Marquês de Pombal, a Casa do Marquês, o Celeiro, o Busto de Homenagem ao Marquês de Pombal para além da Torre do Relógio Velho e a Igreja do Cardal.

    Fonte: GC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.