Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Programação em Rede tem novas datas

Câmara Municipal do Cartaxo mantém abertas inscrições para workshop e residências artísticas

Cartaz

No âmbito da programação em Rede, a Câmara Municipal do Cartaxo mantém abertas inscrições – Open Call –, para um workshop e três residências artísticas em áreas como a dança, o cinema, a arte urbana ou as artes de rua. As inscrições são gratuitas, mas sujeitas às vagas disponíveis.

Do workshop e das residências artísticas, resultarão apresentações públicas, resultado do trabalho desenvolvido pelos participantes.

ESTÁTUAS VIVAS

Valoriz’ARTE

19 a 23 de outubro

INSCRIÇÕES
quideia.animacoes@gmail.com

assunto: Open call Cartaxo
a partir dos 15 anos
10 participantes

TEMA: Baco e outros personagens míticos ou históricos

Dinamizador QUIDEIA

Construção de fatos e maquilhagem, criação de personagem e performance, reflexão sobre ética e postura de trabalho. No último dia da residência artística, os(as) participantes vão apresentar o resultado da sua aprendizagem num evento público, a decorrer no concelho, no qual cada participante será desafiado a representar a personagem que criou, diante da população.

APRESENTAÇÃO FINAL
23 de outubro . 10h00 — 12h00
Praça 15 de Dezembro
Cartaxo

ARTE URBAN
Workshop
14 a 17 outubro

INSCRIÇÕES
a partir dos 15 anos
12 participantes
bigodpt@gmail.com
assunto: Open call Cartaxo

TEMA: A vinha e o vinho
Dinamizador João Domingos (BIGOD)
Workshop de pintura com stencil.

Programa do workshop: apresentação da técnica de stencil; apresentação do trabalho, evolução da técnica; experimentação de corte de stencil; pintura do stencil em outros suportes; escolha da imagem a trabalhar para a pintura em mural; explicação de processos até ao stencil final; corte e aplicação do stencil. Os(as) participantes vão usar a técnica aprendida na criação de um mural, no Museu Rural e do Vinho.

APRESENTAÇÃO FINAL
17 de outubro . 17h00

Museu Rural e do Vinho
Cartaxo

Dançar com VINDIMAS        

24 a 27 de agosto

INSCRIÇÕES: a partir dos 15 anos
10 participantes
circuloscalabitano@gmail.com
assunto: Open call Cartaxo

TEMA: As vindimas
Dinamizador
CCS – Circulo Cultural Scalabitano

Residência artística, conduzida por bailarinos profissionais que desafiam os(as) participantes a descobrir novos modos de expressão através da dança. O trabalho decorrerá de forma intensiva, ao longo de uma semana, culminando na apresentação pública de um espetáculo final. A escolha do tema recaiu sobre um património imaterial comum aos municípios da Lezíria do Tejo: As Vindimas.

APRESENTAÇÃO FINAL
28 agosto . 21h30
Centro Cultural do Cartaxo

CINEMA DOCUMENTAL

Vale

25 a 29 outubro

INSCRIÇÕES: entre os 15 e 18 anos (preferencialmente)
10 participantes
hello@wavesofyouth.com
assunto: Open call Cartaxo

TEMA: A vinha e o vinho
Dinamizador

WAVES OF YOUTH

Esta residência artística é dedicada ao cinema documental. Coordenados(as) por Miguel Canaverde e Pedro Mourinha — Waves Of Youth —, os(as) participantes vão construir um documentário sobre o património imaterial do concelho do Cartaxo ligado à vinha e ao vinho. O documentário final será exibido ao público no Dia Internacional do Cinema.

APRESENTAÇÃO FINAL
5 novembro . 21h30
Centro Cultural do Cartaxo

Programação em Rede valoriza a relação com a comunidade local

O Plano de Ação Programação em Rede / Lezíria do Tejo é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em parceria com os 11 municípios que a integram e conta com o apoio financeiro da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), Portugal 2020 e Alentejo 2020.

Como objetivo central, destaca-se a promoção e dinamização do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade do território, através da sua qualificação e valorização turística.

Para alcançar este objetivo, privilegiou-se uma metodologia assente na capacidade artística e criativa do território –  promovendo a participação da população –, e uma aposta forte no património imaterial.

Em 2021, está em execução o Eixo 1 – Lezíria Imaterial que prevê seis projetos transversais, com execução em todos os municípios e um projeto que assume a especificidade de cada concelho.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.