Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Desde 15 de agosto

Maçã de Alcobaça IGP regressa às lojas com nova colheita

Maçã de Alcobaça

A colheita da Maçã de Alcobaça IGP iniciou oficialmente a 10 de agosto com a colheita das variedades vermelhas do grupo Gala, que atingiram na árvore o início da maturação fisiológica, ou seja o seu ponto máximo de qualidade e sabor.

A Maçã de Alcobaça é colhida apenas no período ótimo de maturação e de parâmetros de qualidade exigentes e impostos, que permitam que chegue ao consumidor com a máxima qualidade, sabor e riqueza nutricional de modo a proporcionar excelentes sensações e experiências de consumo.

Atingidos esses máximos de qualidade, a Maçã de Alcobaça IGP está completa e perfeita. Está bonita, suculenta, crocante, fresca e aromática, pronta para fazer as delícias dos consumidores e possibilitar uma oferta durante praticamente todo o ano.

Por essa razão foi também iniciado a abertura oficial do processo de certificação, e a Maçã de Alcobaça IGP regressou às lojas a 15 de agosto, para satisfação dos consumidores que tão aguardavam pela sua chegada desde a campanha passada.

Após milhares de testes analíticos e sensoriais, nas últimas quatro semanas de monitorização do estado de desenvolvimento e de início de maturação das várias centenas de pomares diferentes, a Maçã de Alcobaça IGP finalmente passou nos mais exigentes painéis de provadores que a consideram apta e com as aptidões plenas de qualidade que a distinguem e notabilizam.

Estima-se que a colheita da Maçã de Alcobaça terá o seu término no início de novembro com as variedades de colheita mais tardia.

E que, dos cerca de 100 milhões de quilos de maçã produzidos na região Oeste, 50 milhões de quilos atingirão as condições obrigatórias de qualidade externa e organolética para o respetivo e complexo processo de certificação.

Trata-se de uma campanha que se caracteriza por ter frutos de qualidade organoléptica e quantidade normal, que nos próximos meses vão ser presença frequente na maioria das lojas das diferentes marcas da distribuição moderna portuguesa assim como em cada vez mais pontos de venda tradicional.

A Maçã de Alcobaça é produzida com elevado conhecimento, elevada ética e elevada responsabilidade profissional, técnica e social, razões pelas quais é reconhecida pelo seu inigualável sabor e aroma intenso, resultado das características únicas da zona de produção, do saber fazer secular, da tecnologia dos fruticultores e das exigências adicionais que estes colocam em cada ano a si próprios para as distinguir de outras produzidas noutras regiões do globo.

     Fonte: APMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.