Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Com organização da Associação CAIS

Batalha recebe final do Torneio Nacional de Futebol de Rua de 8 a 12 de setembro

Ano após ano, o Projeto Futebol de Rua tem vindo a crescer, chegando a cada vez mais pessoas espalhadas um pouco por todo o País. O sucesso alcançado tem superado todas as expectativas e no ano em que celebra a sua 18ª edição, continuamos a assistir a um aumento do número de instituições, equipas e participantes.

A iniciativa mais visível, o Torneio Nacional de Futebol de Rua, é uma competição inclusiva que decorre a nível nacional, incluindo as Regiões Autónomas, na qual são organizados torneios distritais e regionais, se apuram as equipas vencedoras e se formam as seleções locais, para a grande final nacional.

Este ano, a grande Final Nacional realiza-se de 08 a  12 de Setembro, na Vila da Batalha, numa parceria com a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e a Câmara Municipal da Batalha. Além do torneio inclusivo, com um mapa competitivo masculino e outro feminino, o evento terá ainda um conjunto de atividades culturais, recreativas e educativas, envolvendo perto de 300 participantes de 26 comitivas.

O Projeto Futebol de Rua conta, uma vez mais, com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Programa Nacional de Desporto para Todos, do Programa Erasmus+ JA, da Fundação LUSO, do Grupo DIA – MiniPreço e da FIFA Foundation, entre muitas outras entidades públicas e privadas.

Posto este enquadramento, a Associação CAIS, a APAF e a Câmara Municipal da Batalha convidam a estar presente nos principais momentos do evento:

  • 09de Setembro às 17h00 – Desfile seguido de Jogo de Boas Vindas: Parque de Eventos Santa Maria da Vitória, Batalha.
  • 10de Setembro às 9h00 – Abertura oficial dos jogos: Parque de Eventos Santa Maria da Vitória, Batalha.
  • 12de Setembro às 14h45 – Final e Entrega de prémios: Parque de Eventos Santa Maria da Vitória, Batalha.Sobre o Futebol de RuaO Projeto Futebol de Rua pretende estimular a capacitação de indivíduos em situação de fragilidade e exclusão social, nomeadamente em fragilidade habitacional no desenvolvimento de competências pessoais e sociais através da prática de desporto. Desde 2004, a Associação CAIS é a embaixadora do Futebol de Rua em Portugal, uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, onde

    participam homens e mulheres com mais de 15 anos de idade e que vivem em situações de vulnerabilidade social. O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que, ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso da FIFA Foundation. No ano de 2017 o Projeto foi galardoado na Gala Quinas de Ouro da Federação Portuguesa e foi distinguido pelo Conselho de Administração da “ UEFA Foundation for Children” como um dos 23 projetos europeus que mais se destacaram no desenvolvimento de projetos de inclusão social. Em 2019, foi um dos seis finalistas mundiais do FIFA Diversity Award.

    Sobre a Associação CAIS

    Fundada em 1994, a CAIS é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública. Tem como objetivo principal contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos em risco de exclusão social, pela dignificação humana, capacitação e empregabilidade.

     

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.