Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Deputado da Iniciativa Liberal esteve na Benedita

João Cotrim de Figueiredo visita concelho de Alcobaça em apoio ao candidato liberal Miguel Silvestre

Bruno Letra, João Cotrim de Figueiredo e Miguel Silvestre

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, participou no dia 22 de setembro, num almoço com apoiantes à candidatura de Miguel Silvestre à Câmara Municipal e de Bruno Letra à Assembleia Municipal de Alcobaça, que se realizou no restaurante “A Taberna”, na Benedita, seguindo-se uma visita ao Externato Cooperativo da Benedita. O líder dos liberais afirmou que a campanha tem permitido “confirmar a necessidade absoluta que Portugal tinha de um partido como a Iniciativa Liberal” e que “vamos mudar, não queremos igual, para ter diferente tem de votar na Iniciativa Liberal”.

Na ocasião Bruno Letra salientou que esta é “uma oportunidade de mudar. Nós sabemos que podemos ter um bom resultado e a Iniciativa Liberal pode começar a trabalhar de uma forma diferente, para termos um concelho diferente e um País diferente”.

Já Miguel Silvestre lembrou que quando se iniciou a campanha “chegámos insatisfeitos com o que tínhamos no concelho de Alcobaça”, mas “neste momento sinto que as pessoas estão ansiosas pelo futuro que vamos ter a seguir. Isso é a principal missão que conseguimos fazer nestes dois meses. Conseguimos passar de uma lógica de resignação, de conformismo e hoje temos a expectativa que se tivéssemos hipóteses conseguíamos mudar este concelho para melhor.”

O candidato da Iniciativa Liberal afirmou que “nós podemos ser de facto um gigante económico na região, no país. Temos tudo para ter projetos que são fatores de satisfação e as políticas públicas deviam incentivar a que tivéssemos mais”, acrescentando que “poderíamos ser e temos que ser o local do país com as melhores políticas de educação, as melhores políticas para a infância. Nós temos que ser o local onde os mais jovens e os menos jovens, famílias, vão querer viver e vão querer ter o seu emprego, criar o seu negócio, vão ter os seus filhos e criar os seus filhos”.

Miguel Silvestre salientou que a Iniciativa Liberal tem feito uma campanha “o mais honesta possível, de debate, de trazer ideias, de trazer a elevação que nós achamos que o nosso concelho precisa e não tem tido”, frisando que “para mim é inaceitável que nós tenhamos um candidato que é arguido, que tenhamos um candidato que está há 24 anos na Câmara e aquilo que é a sua principal função falhou. Porque quando nós temos uma taxa de saneamento de 54%, quando a média nacional é 78%, é sinal que alguma coisa falhou profundamente na gestão do município nas últimas décadas.”

O candidato referiu que a Iniciativa Liberal “está a fazer um trabalho de um pequeno partido, há um caminho que está feito e que não vai ser nunca mais interrompido” porque “nós estamos cá. O nosso lema é “Começa em Ti” e o desafio que temos para os alcobacenses é que comecem eles próprios a fazer essa mudança”.

Por seu turno, João Cotrim de Figueiredo afirmou que, “a dois dias do fim da campanha, é muito bom andar na estrada, é muito bom falar com portugueses de todas as condições, de todas as regiões, porque permite confirmar a necessidade absoluta de que Portugal tinha de um partido como a Iniciativa Liberal”, sendo esta a “confirmação da utilidade e da relevância de um projeto político que só pode crescer, mas infelizmente prova que o diagnóstico nada risonho que temos feito sobre o País é verdadeiro”.

O líder dos liberais referiu que “terra após terra, ação após ação, encontro conformismo, marasmo, falta de crescimento, pessoas desiludidas, uma diferença enorme entre aquilo que as terras são e o que as terras podiam ser. Isto tem um lado positivo nesta análise um pouco cinzenta. O potencial do que as terras podiam ser vem, sobretudo, da força que sinto nas pessoas com quem contacto e da vontade que eles demonstram de querer mudar, de querer fazer mais por si próprios e de terem, no fundo, esse espírito liberal que a Iniciativa Liberal está a conseguir acordar em todos os portugueses”.

O deputado e presidente da Iniciativa Liberal salientou que “quando sentes que a mensagem está a chegar, está a ecoar e começa a gerar energia, que dia a dia engrossa as nossas fileiras, dá-nos a certeza que estamos no caminho certo”.

Cotrim de Figueiredo referiu que o partido quer “um Portugal maior” e “um Portugal maior passa pelo papel que nós vamos ter a partir de dia 26 em algumas autarquias deste país, mostrando mais uma vez que um liberal faz a diferença, numa assembleia de freguesia, numa assembleia municipal, numa vereação. Nós já provámos que um liberal faz a diferença e vai voltar a fazer a diferença a partir de dia 26 de setembro”.

Segundo João Cotrim de Figueiredo, “cada um desses liberais à escala local vai fazer o mesmo que à escala nacional, não vai deixar que Portugal continue uma espécie de feudo daqueles que se eternizam no poder”, porque “a alternância é fundamental, a mudança é fundamental e em 2021 a mudança chama-se Iniciativa Liberal”. Por isso, acrescenta, “vamos mudar, não queremos igual, para ter diferente tem que votar na Iniciativa Liberal. Dia 26 à noite vamos celebrar excelentes resultados da Iniciativa Liberal”.

Relativamente à aposta forte em Alcobaça, Cotrim de Figueiredo referiu que “apostámos forte na candidatura em Alcobaça do Miguel Silvestre, porque temos tido uma recetividade muito boa, não temos histórico e é difícil colocar uma fasquia, mas pela recetividade que temos tido, um dos objetivos que tínhamos com a candidatura vai ser atingido, que é colocar a discussão das ideias liberais na agenda política autárquica”.

A finalizar, Cotrim de Figueiredo referiu que, “do ponto de vista quantitativo, posso dizer que seria particularmente grato poder dizer no domingo à noite que tínhamos tido uma estreia autárquica melhor do que tiveram outros partidos, concretamente melhores resultados que o BE, PAN. Se tivermos melhor arranque que esses partidos, temos também um futuro mais risonho”.

Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.