Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Grupo de Trabalho da CDU da Nazaré convidou a dirigente nacional de Os Verdes

Ex-deputada do PEV Heloísa Apolónia visita a Nazaré para se inteirar dos problemas ambientais

Heloísa Apolónia

Preocupados com a descontrolada pressão turística no Sítio da Nazaré, os elementos da CDU – Coligação Democrática Unitária na Nazaré, receberam a visita da dirigente nacional do Partido Ecologista Os Verdes, Heloísa Apolónia, a quem fizeram chegar as reivindicações e pedido de apoio à concretização do início do processo de classificação de todo o Promontório da Nazaré a Geo-Monumento de interesse nacional.

Nesse sentido, deram conhecimento da aprovação em Assembleia Municipal de uma Moção apresentada pela CDU e aprovada por unanimidade, mas à qual não foi dado, até agora, qualquer seguimento no sentido da concretização do processo.

Foi também pedida a colaboração daquela antiga deputada, no âmbito do processo dos lixos marinhos e detritos da atividade piscatória que sempre vão dando à costa na Praia de Norte, e que a CDU também tem questionado na Assembleia Municipal da Nazaré sobre a limpeza dessas zonas da praia menos frequentadas.

Foi deixado o compromisso pela conhecida ativista ambiental de apresentar ao Governo, através do grupo parlamentar dos Verdes, questões sobre o assunto das limpezas de detritos das zonas costeiras e, particularmente, da Praia de Norte. Será uma forma de compreender definitivamente de quem é a responsabilidade por essas limpezas, ou se terá que ser produzida legislação com essa finalidade, caso seja necessário.

Foi ainda participante deste encontro um elemento do Grupo Ambiental – Guardiões do Mar Alcobaça e Nazaré, que informou, com rigor, a localização e a quantidade de lixo marinho que tem sido retirado da costa, na zona da Praia de Norte, por voluntários daquele grupo ambiental. Alertou ainda, que também se vê a mesma situação de acumulação de detritos na zona da Praia do Salgado, também neste concelho.

Os membros da CDU na Nazaré assumem o compromisso de não deixar esmorecer esta luta pelo ambiente e limpeza das praias do concelho, tal como continuarão a lutar pela defesa da preservação da imagem do nosso promontório, uma zona conhecida mundialmente pela beleza e pelo significado lendário para a sua terra.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.