Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Jorge Amador foi reeleito presidente da Junta de Freguesia

CDU conquista Freguesia de Serra D’El-Rei pela oitava vez consecutiva com maioria absoluta

Fernanda Correia, Jorge Amador e Suzi Oliveira

Decorreu no dia 14 de Outubro, no salão nobre do Fórum da Serra D’El-Rei, pelas 21h, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos da freguesia, para o mandato 2021-2025 na sequência do ato eleitoral de 26 de Setembro de 2021. A reunião foi presidida pelo presidente da Assembleia de freguesia cessante, Jeffrey Almeida, e contou com a presença de todos os eleitos.

De acordo com o estipulado na Lei n.º 71/2018, de 31/12, iniciou-se a votação, tendo sido eleitos os novos órgãos para o presente mandato, que ficaram com a seguinte constituição do Executivo: Presidente – Jorge Amador (CDU), Secretária – Fernanda Correia (CDU), Tesoureira – Suzi Oliveira (CDU).

Na Assembleia de Freguesia, o presidente é Jeffrey Almeida (CDU), o 1.º Secetário/a é Ana Rosa Amador (CDU) e o 2.º Secretário é Didimo Monteiro (CDU).

Integram ainda a Assembleia de Freguesia os seguintes nomes: Alexandra Soares (CDU); Susana Monteiro (CDU); Susana Ferreira (PSD); Rui Sousa (PS); Teresa Mata (PS); Nélson Nobre (PS).

No discurso de tomada de posse, o presidente Jorge Amador começou por cumprimentar os presentes, em particular todos os membros da assembleia de freguesia, os presidentes eleitos das duas freguesias rurais (Atouguia da Baleia e Ferrel), e o grato reconhecimento pela presença do coordenador da Delegação da ANAFRE, Pedro Brás, bem como das vereadoras Clara Abrantes e Cristina Leitão. Recordou os resultados das Autárquicas 2021, destacando a maioria absoluta obtida pela CDU nesta freguesia, “uma maioria que não significa desrespeito pelos restantes candidatos mas, acrescenta, uma responsabilidade acrescida pois é preciso fazer mais e melhor”, afirmou.

Evidenciando o agradecimento aos elementos do anterior executivo, recordou o trabalho realizado ao longo do último mandato, relevando a importância da sua presença nos órgãos directivos da ANAFRE e das conquistas alcançadas em benefício das freguesias, nomeadamente no aumento das receitas do Orçamento de Estado e a conquista do exercício do cargo de presidente a meio tempo bem como a participação no processo de transferência de competências e revisão do processo de agregação de freguesias.

Destacou, ainda, a possibilidade de os seus funcionários passarem a beneficiar de descontos para a segurança social e ADSE, bem como a renegociação do protocolo com os CTT, para além dos investimentos realizados no espaço público e nas iniciativas para potenciar a acessibilidade e a atratividade da vila.

Sobre os próximos 4 anos, o presidente disse que, de todos os desafios traçados, a construção do Parque Etnográfico de Serra D’El-Rei, o primeiro da região Oeste, aguarda pela aprovação da candidatura. Será um espaço onde se entrecruzam a educação, o lazer, o património e a cultura. A construção do Parque Urbano e a continuação da rede de Eco-Ciclovias e cuja primeira fase da obra já se encontra adjudicada. Na área do desporto, reconhece que a cobertura do polidesportivo é uma preocupação a que irá estar atento, manter-se-á o Grande Prémio Joaquim Agostinho para além de outras actividades a anunciar, apoio a atletas como é o caso do ginasta da Serrana, Rodrigo Coelho, a quem foi garantido o apoio em 50% (1000€) da viagem ao estrangeiro.

Haverá reforço do apoio a bolsas de estudo, um destaque importante que esta freguesia quer manter.

Na relação com a autarquia, afirma que será apresentada uma proposta de projetos para 4 ano e, de imediato, exigir um PDM, finalmente revisto, no mais curto espaço de tempo.

“Queremos criar uma Associação de Freguesias Rurais do concelho”, a grande novidade e que já foi objeto de uma primeira reunião com os presidentes das freguesias envolvidas. Para além do desenvolvimento de projetos comuns, a associação pode abrir a porta à possibilidade de obtenção de apoios financeiros de forma direta.

Por fim, promete lutar em várias frentes pelo progresso da freguesia, destacando a manutenção e conservação da rede viária, em particular a estrada que liga Serra D’El-Rei, Casais Mendro e Ferrel assim como a melhoria dos serviços de saúde nas extensões de saúde da zona rural.

Anunciam-se assim alguns dos projetos e compromissos a cumprir com trabalho, honestidade e competência, vincando a importância de continuar a vila de Serra D’El-Rei mais atractiva, através do seu desenvolvimento, inovação e onde todos sintam prazer em viver.

    Fonte: JFSER

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.