Na categoria de Cadetes
Tiago Santos do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola vence Taça de Portugal
2021-06-22 18:45:58
Tiago Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, venceu de forma brilhante a Taça de Portugal de Cadetes, cuja final se disputou neste fim de semana no concelho da Anadia, com um contra-relógio de 14 quilómetros no sábado e uma prova em linha de 85 quilómetros no domingo. O atleta natural de Pedralhos, na freguesia do Bárrio, fez o pleno, no sábado, tendo sido o mais rápido no contra-relógio que venceu com o tempo canhão de 20m:16s a uma média de 41,44 km/h. Já no domingo, Tiago Santos levou 2h:17m:33s para percorrer os 85 quilómetros, à média de 37,07 km/h impondo-se como o mais forte num pelotão de 113 corredores de 15 e 16 anos.
Tiago Santos que tinha vencido as provas de apuramento regional, partia com o estatuto de favorito, e por isso foi o último a ir para a estrada numa prova curta, onde é preciso dar o tudo por tudo e onde todos os pormenores somam segundos que fazem a diferença. Confirmou o favoritismo e sagrou-lhe vencedor.
Na prova de domingo durante a primeira metade da prova o pelotão rolou quase compacto até que um grupo de cinco corredores se adiantou e protagonizou a fuga do dia, que chegou a ter folgada vantagem em relação ao pelotão onde seguia Tiago Santos. Quanto já todos queriam acreditar que Tiago Santos ia garantir os pontos para segurar a camisola da taça, e deixaria a vitoria desta prova para outros, a mudança começou a desenhar-se quando a prova entrava nos últimos 20 quilómetros. O atleta do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, deixou o pelotão e foi ao encontro dos fugitivos alcançando-os e na subida da reta final da meta fez a diferença ao colocar-se na dianteira para cortar a meta com os braços bem levantados, conquistando 200 pontos, com mais 45 pontos que o segundo classificado.
Tiago Santos inscrito no Alcobaça Clube de Ciclismo desde 2012, teve a sua primeira prova em 11 de Março de 2012, ficando em 6º lugar, num ano em que subiu ao pódio por seis vezes, tonando-se presença habitual no pódio, o que volta agora a confirmar neste escalão.
Quanto aos restantes atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, Simão Simões um dos estreantes ficou no 43º lugar do ranking de cadetes, Dinis Moura ficou em 59º lugar, Duarte Silva ficou na posição 68 e Diogo Ferreira ficou em 83º lugar, ele que na última prova furou a 2 quilómetros da meta.
Fonte: ACC
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.