Edição: 289

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/12/3

Coleção junta peças icónicas da centenária fábrica de faianças das Caldas

Bordallo Pinheiro lança linha “paródia” numa homenagem ao jornal criado por mestre Raphael em 1900

Coleção “Paródia”

A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro apresenta neste mês de setembro uma nova coleção – PARÓDIA – que constitui uma homenagem ao jornal “A Paródia”, fundado e dirigido por Raphael Bordallo Pinheiro.

Homenageando “A Paródia” (1900-1907), o último jornal criado por Raphael, a nova linha “Paródia”, lançada pela fábrica Bordallo Pinheiro, das Caldas da Rainha, agrega uma síntese contemporânea de algumas das suas mais icónicas criações – das andorinhas às couves, dos gatos aos morangos, dos tomates a motivos florais –, cruzando-as com a obra gráfica presente nos jornais do mestre e nas muitas publicações que ilustrou.

O jornal “A Paródia”, com tiragens na ordem dos 25 mil exemplares, foi o terceiro periódico humorístico criado por Raphael Bordallo Pinheiro, que também dirigiu, tendo encerrado portas dois anos após o falecimento do seu fundador. Usando da sua ímpar visão de caricaturista, Raphael Bordallo Pinheiro satirizou a vida pública, nomeadamente a vertente política da época, tendo contado com a colaboração do seu filho Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro, que chegou a dirigir o jornal após a morte do pai, até ao terminus da publicação.

Tal como as ilustrações que povoavam “A Paródia”, numa sátira à sociedade, nomeadamente a política, todos os elementos desta nova linha de peças convivem em amena cavaqueira pelas suas superfícies, em baixos-relevos que convidam à descoberta, como se de uma paródia se tratasse. Os fundos, bem como os desenhos de Bordallo, estão cheios de inusitados elementos gráficos, e os baixos-relevos são realçados pelos efeitos criados pelos tradicionais vidrados da marca criada em 1884.

Esta linha, composta por peças de mesa, de servir e decorativas, é apresentada em cinco cores (branco “antique”, cinza gato, azul foz, coral e verde citrinos), permitindo uma grande versatilidade de combinação.

Nuno Barra, administrador da Bordallo Pinheiro, classifica esta nova linha “como uma justa homenagem a uma das muitas áreas artísticas do mestre Raphael, talvez uma das menos conhecidas das novas gerações de admiradores da sua obra multifacetada. Ao lançarmos “Paródia” estamos não só a lembrar o último dos três jornais que criou no início do século 20, como lhe adicionamos traços dessa vertente humorística às icónicas peças de cerâmica que também são de sua autoria.

No fundo, fundimos duas das facetas de Raphael Bordallo Pinheiro em peças de rara beleza artística e que estou convicto que vão agradar aos admiradores da marca que se renova e reinventa todos os dias, mas sem perder a matriz e o ADN do seu criador. É com esta simbiose que a Bordallo tem vindo a ganhar notoriedade de forma crescente no país e no estrangeiro”, sublinhou o gestor.

A coleção encontra-se à venda na rede de lojas da Bordallo Pinheiro, incluindo a sua loja online e nas lojas Vista Alegre.

Sobre a Bordallo Pinheiro

 A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884, cruzando as artes tradicionais da cerâmica, a modernidade de diversos estilos que se anunciavam como o futuro, e a originalidade e irreverência do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro. Assim nascia a produção de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas.

A aquisição da empresa por parte do Grupo Visabeira em 2009 resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional. Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje a recuperação do riquíssimo e vastíssimo legado bordalliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação a artistas de renome da arte contemporânea e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença.

Nomes como Claudia Schiffer, VHILS, Estúdio Campana, Nini Andrade Silva, Joana Vasconcelos, Paula Rego, Maria Lynch e Vik Muniz, entre outros, dão continuidade ao espírito e trabalho de Raphael Bordallo Pinheiro, seja através de reinterpretações das suas obras, seja com obras próprias mas, marcadamente, inspiradas pelo legado que Raphael deixou.

Reconhecidas internacionalmente, as coleções da marca têm sido galardoadas com os mais altos prémios de design que premeiam o talento nesta área. Já fazem parte da história da Bordallo Pinheiro prémios como os German Design Awards, Iconic Awards e European Product Design Awards.

Atualmente, os principais mercados internacionais são a França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão. A marca está disponível, online, no mundo todo, conquistando cada vez mais admiradores.

Saiba mais em: www.bordallopinheiro.com

    Fonte: GV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.