Edição: 289

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/12/3

Intitulado "De Corpo e Alma"

Aldeias Históricas de Portugal vencem Melhor Filme de Turismo do Mundo

Cartaz

O novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal, “De Corpo e Alma”, produzido pela Lobby Films and Advertising, acaba de ser eleito o Melhor Filme de Turismo do Mundo, na maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”.

“De Corpo e Alma”, o novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal, é o Melhor Filme de Turismo do Mundo. Nomeado para a maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”, o filme, produzido pela Lobby Films and Advertising, e realizado por Telmo Martins, venceu o prémio “CIFFT Best World Tourism Film «People’s Choice» Award 2021”, tendo sido a produção mais votada – com 8133 votos em 30 países.

De 1 a 25 de outubro, o público, a nível mundial, foi convidado a votar no seu filme de turismo favorito na competição online do prémio “CIFFT Best World Tourism Film «People’s Choice» 2021”, tendo sido possível votar todos os dias, uma vez por dia.

O filme das Aldeias Históricas de Portugal sagrou-se vencedor face a uma forte concorrência: nesta 4.ª edição do prémio CIFFT “People’s Choice”, concorreram 40 vídeos de 16 países, alcançando quase 46 mil votos em 30 países.

Com uma narrativa marcante e personagens que fizeram História, como os reis D. Dinis, D. João, e Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil e nasceu e cresceu em Belmonte, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, o filme “De Corpo e Alma” leva o espectador numa viagem intensa pelas Aldeias Históricas de Portugal, explorando a visão, a audição e o coração. Construídas em granito e xisto, as Aldeias Históricas de Portugal guardam histórias de conquistas e tradições ancestrais. A sua identidade assenta não só no património arquitetónico e natural, mas também em elementos imateriais relacionados com o património histórico e cultural.

“As conquistas na vida das Aldeias Históricas de Portugal são o pretérito perfeito e imperfeito. E a prova mais evidente de que as conquistas continuam é o prémio “Melhor Filme de Turismo do Mundo – People´s Choice”. É uma forma de fazermos jus aos nossos antepassados pelo legado, de agradecermos às comunidades que habitam nas Aldeias Históricas e de consciencializarmos as gerações mais novas para fazerem perdurar esta identidade. Através da sétima arte, podemos assim imortalizar as histórias e estórias de 12 Aldeias Históricas de Portugal – 1 destino que são 12, e acreditamos que o prémio Melhor Filme de Turismo do Mundo – People´s Choice em muito contribuirá para o robustecimento das indústrias culturais e criativas no território. Todos são bem-vindos! Todos podem aqui viver a sua História”, comentou Dalila Dias, coordenadora executiva das Aldeias Históricas de Portugal, sobre o prémio.

Telmo Martins, da Lobby Films and Advertising, realizador do filme, comentou que “vencer uma competição deste altíssimo nível, com reconhecimento a nível Mundial e comparada aos Óscares dos Filmes de Turismo, deixa-me profundamente feliz e com a sensação de dever cumprido. Este prémio atesta ainda a qualidade do filme produzido, entre tantos de grande qualidade. Inevitavelmente, não nos podemos esquecer que o objetivo da produção deste filme é promover o incrível produto “Aldeias Históricas de Portugal”, a sua identidade, história, beleza e atmosfera. São realmente 12 aldeias únicas no Mundo, que chegam mais longe e permitem uma gigante promoção com este valioso prémio”.

Mais uma vez, este prémio comprova a atratividade das 12 Aldeias Históricas de Portugal, não só para o turismo, como também para o universo das indústrias culturais e criativas. Aliás, este é um eixo estruturante na política de ativação e dinamização da Rede no domínio socioeconómico e que se pretende ver em crescimento na próxima década (Estratégia Aldeias Históricas de Portugal 2030), com vista à diversificação do tecido empresarial do território. Um objetivo que parte das competências já existentes e outras que estão a ser criadas por via do sistema científico instalado na região, com abordagem especializada nesta área.

O filme “De Corpo e Alma” é uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

    Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.

Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.

No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

   Fonte: AHP e AdC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.