Edição: 288

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/11/21

Por se tratarem de espécies autóctones e exóticas

PSP recolhe Cágados e Tartarugas em restaurante de Leiria

Cágados e tartarugas apreendidos pela PSP

O Comando Distrital da PSP de Leiria, através da Brigada de Proteção Ambiental (BRIPA), apreendeu na segunda-feira, dia 22 de julho, 5 Cágados do Mediterrâneo e 2 Tartarugas da Florida, que se encontravam detidas em cativeiro num lago artificial, construído no interior de um restaurante, na cidade de Leiria.

Foi efetuada denúncia por um cliente, que ao verificar que se tratavam de espécies autóctones e exóticas, alertou a PSP que se deslocou ao referido estabelecimento.  Desencadeadas todas as diligências úteis e oportunas junto do detentor das espécies, a Brigada de Proteção Ambiental da PSP de Leiria, confirmou a veracidade da denúncia.

No interior do lago encontravam-se cinco Cágados do Mediterrâneo, espécie autóctone, com o nome científico de Mauremys Leprosa e duas Tartarugas da Flórida, espécie exótica, com o nome científico de Pseudemys Peninsularis, sendo proibida a detenção de ambas as espécies em cativeiro.

As espécies foram encaminhadas para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de Coimbra (ICNF), de onde serão devolvidos à natureza. A PSP reitera o  seu compromisso de promover todos os esforços dirigidos à proteção da fauna e flora, solicitando a colaboração de todos os cidadãos na denúncia de situações que ponham em causa o bem estar animal.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.