Edição: 288

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/11/21

18.ª edição dos Cursos de Verão IPRI-Nova decorre até sábado

Óbidos recebe três dias de reflexão e debate sobre grandes temas da atualidade internacional

Nuno Severiano Teixeira

Arrancou esta quinta-feira, dia 19 de setembro, no Museu Abílio de Mattos e Silva, a 18ª edição dos Cursos de Verão do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-Universidade NOVA). Vão ser três dias dedicados ao debate e partilha de conhecimento sobre o tema “O Regresso Global da Guerra: O Fim da Paz e a Ordem Mundial em Desordem”, com coordenação científica de Patrícia Daehnhardt e Daniel Marcos.

Na sessão de abertura, que decorreu esta tarde, Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, começou por enaltecer esta iniciativa, cuja colaboração entre o IPRI e o município soma já duas décadas. “Salientar aquilo que tem sido a longevidade, vitalidade e até robustez destes cursos de verão, promovidos, de certa forma, por Nuno Severiano Teixeira, presidente IPRI-NOVA, cuja visão tem sido essencial para o sucesso deste instituto”, começou por dizer.

“A realização desta 18ª edição nesta vila tão rica e histórica como é Óbidos é um testemunho da relevância e do impacto que esta ação tem tido na transmissão de conhecimento. Estes cursos são uma mais-valia no aprofundamento das perspetivas de conhecimento sobre a instabilidade global em que vivemos, promovendo naturalmente uma reflexão crítica e a partilha de ideias, num cenário mundial cada vez mais desafiador”, afirmou.

“Assistimos a um momento de grande transição na história das Relações Internacionais, marcado pelo retorno global da guerra como fenómeno central da política internacional. O colapso das promessas de uma era de paz perpétua – especialmente após o fim da Guerra Fria – reflete a fragilidade da ordem mundial, construída nas últimas décadas”, apontou. “Hoje, o espectro da guerra não só regressa como também se manifesta com uma intensidade, abrangência e interconexão não testemunhadas desde meados do século XX”.

Filipe Daniel defendeu que, “para enfrentarmos este momento de crise, será necessário uma renovação do compromisso global com a paz, o diálogo e o respeito pelas normas internacionais. O caminho é incerto mas o que a História nos ensina é que se não formos capazes de aprender com os erros passados, corremos o risco de repetir os seus piores horrores”.

Produzir conhecimento

Nuno Severiano Teixeira, presidente do IPRI-Universidade NOVA, começou por dirigir uma palavra de agradecimento a toda a equipa que torna possível a realização destes cursos de verão, mas também ao Município de Óbidos, pela hospitalidade com que acolhe o IPRI há já 20 anos.

“Não é fácil – e em Portugal muito menos – que uma colaboração institucional entre uma câmara e um centro de investigação de uma Universidade se tenha tornado numa instituição. Os 20 anos de curso em Óbidos mostram que é uma instituição. E, nesse sentido, gostava de reiterar o nosso empenho, o nosso gosto e a nossa vontade de continuar em Óbidos, acompanhando aquilo que são os grandes temas da atualidade internacional”, afirmou o Professor.

Nuno Severiano Teixeira salientou ainda que, para o IPRI e para a Universidade NOVA, o grande objetivo é “produzir conhecimento”, um bem público “que deve ser colocado à disposição da sociedade”. “Portanto, a transferência de conhecimento é, para nós, um objetivo fundamental. E Óbidos tem sido o local onde esse objetivo se tem vindo a concretizar”, concluiu.

Este primeiro dia de formação fica marcado pela presença da secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, que esteve à conversa com Nuno Severiano Teixeira.

Temas em debate

A edição deste ano do Curso de Verão do IPRI-NOVA tem como objetivo analisar o regresso global do espectro da guerra e mapear a emergente ordem geopolítica global resultante do fim da era do pós-Guerra Fria. Com vista a compreender as mudanças do novo quadro geopolítico, a organização propõe um programa estruturado em seis painéis, organizados de forma temática e geográfica, uma conferência de abertura e uma mesa-redonda com gravação do programa Mapa Mundo.

No segundo dia haverá também uma sessão de conversas sobre livros. Destaque para a participação de dois grandes académicos internacionais: Andrew Cottey (University College de Cork, Irlanda) e Michael Cox (London School of Economics and Political Science).

Decorrerá ainda a primeira sessão do ciclo de debates “Eleições 2024: o que esperar da América?”, que irá promover um debate quinzenal sobre as eleições presidenciais norte-americanas, aberta ao público. Todas as sessões decorrem no Museu Abílio de Mattos e Silva, Óbidos.

    Fonte: GCI|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.