Três deputados eleitos do PS visitaram o distrito de Leiria
PS propõe estudo de alternativas ao tráfego do IC2 junto ao Mosteiro da Batalha e requalificação do IC8
2024-11-21 23:13:32
O Grupo Parlamentar do PS propõe a prossecução dos Projetos de Requalificação do IC8 entre Pombal e Proença-a-Nova, assim como o estudo de alternativas ao atravessamento de peões no IC2 junto ao Mosteiro da Batalha com o objetivo de reduzir o tráfego e a sinistralidade naquela zona. “O PS espera vir a ser acompanhado por deputados de outros partidos, em particular do distrito de Leiria, nestas iniciativas”, sublinha o deputado Eurico Brilhante Dias.
No que diz respeito ao IC8, o PS retoma a proposta que constava no Orçamento do Estado 2024, no artigo 228.º, e que estabelecia a requalificação em particular do troço entre Avelar e Pombal. Os deputados defendem que esse troço, com elevada sinistralidade, deve sofrer uma intervenção profunda, dando sequência à realização das obras requalificação que decorrem junto ao Parque Empresarial do Camporês, e que, Eurico Brilhante Dias recorda que “ficam a dever-se ao forte empenho dos autarcas de Ansião e dos deputados eleitos pelo distrito de Leiria e foram uma importante conquista para as populações pela mão do Partido Socialista”.
Por outro lado, o Partido Socialista propõe que sejam estudadas alternativas ao atravessamento do IC2 junto do Mosteiro da Batalha. Esse estudo e decisão deve ponderar, desde logo, a isenção de portagens na denominada Variante da Batalha – entre Porto de Mós e Leiria-Sul –, de modo a retirar pressão poluidora junto ao Mosteiro da Batalha onde, através do PT2020 e do PRR, se vão fazendo fortes investimentos de manutenção.
Na visita efetuada pelos três deputados eleitos do PS pelo distrito de Leiria (Eurico Brilhante Dias, Walter Chicharro e Ana Sofia Antunes) ao Mosteiro da Batalha, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal da Batalha e pelo diretor deste Monumento Nacional, “foi evidente que o esforço de manutenção deste importante património pode ser em grande medida pouco eficaz se não se encontrarem soluções para diminuir o tráfego diário de milhares de veículos – incluindo pesados – que contribuem para a degradação deste único e incontornável marco edificado histórico, classificado património da UNESCO, do nosso país.”
Fonte: GI|GPPS
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.