"O Regresso da Charapota. Aventuras na Ponta do Trovão”
Associação Arméria lança em Peniche conto infantil dedicado ao Corte Geológico da Ponta do Trovão
2024-12-02 01:07:54
O Corte Geológico da Ponta do Trovão (Peniche), onde se inclui o Prego Dourado do Toarciano, constitui uma referência mundial para o estudo do Jurássico Inferior.
A Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche com o apoio do Município de Peniche e da Escola Secundária de Peniche desenvolveu um conto infantil dedicado a este local / temática. O seu lançamento público será realizado no dia 15 de dezembro, pelas 17h, no Auditório do Centro Cívico Intergeracional Prof. Rogério Cação, em Peniche.
Estando a associação a terminar a comemoração dos 25 anos, esta é a sua forma de promover a valorização e divulgação deste importante património entre os mais novos e as suas famílias.
Edição: Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche, com o apoio do Município de Peniche. Integrada na dinâmica “Peniche, Cidade Educadora” e também suportada por trabalho desenvolvido na Escola Secundária de Peniche.
Apresentação: Francisco Félix
“O Corte Geológico da Ponta do Trovão (Peniche), onde se inclui o Prego Dourado do Toarciano, constitui referência mundial para o estudo do Jurássico Inferior. Apresenta-se aqui mais um resultado da inspiração geológica que gera, através de uma ferramenta no que respeita à sua divulgação entre os mais novos: um conto infantil.
O processo que conduziu à concretização do projeto aludido constitui um bom exemplo de articulação entre diversas entidades, a saber: Associação Arméria, Escolas Básicas do 1.º Ciclo, Grupo de Artes Visuais da Escola Secundária de Peniche, programas ambientais e biblioteca do mesmo estabelecimento de ensino.
A história inicia-se com uma saída de campo e contacto com a planta que dá nome à associação ambientalista, partindo depois a Charapota (nome do veículo que transporta os alunos) para uma viagem pelos mares do Jurássico Inferior. Durante o enredo, referem-se vários aspetos associados ao património natural da região. As ilustrações apresentadas são da autoria de uma aluna da Escola Secundária de Peniche, selecionadas através de concurso realizado para o efeito.
A brochura encerra uma série de pistas suscetíveis de serem exploradas em vários contextos. O conto assenta fundamentalmente em referências científicas de diferentes áreas do conhecimento, trabalhadas ao longo dos anos, com destaque para as de âmbito paleontológico. As várias experiências didático-pedagógicas realizadas com as crianças possibilitaram a construção de cenários potencialmente motivadores para aprendizagens significativas.”
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.