Edição: 290

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/1/10

Projeto visa capacitar as Indústrias Criativas da Europa com Realidade Estendida e Inteligência Artificial

CIMRL vê aprovada a sua candidatura europeia para desenvolver o projeto “DIGI-CONTENT”

Gonçalo Lopes

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria viu aprovada a candidatura à 3ª Fase do Programa INTERREG Europe, tendo como objetivo desenvolver o projeto “DIGI-CONTENT” que visa capacitar as Indústrias Criativas da Europa com Realidade Estendida (XR) e Inteligência Artificial (AI). A aprovação do Comité de Acompanhamento do Interreg Europe foi divulgada esta quinta-feira, dia 12 de dezembro.

O projeto “DIGI-CONTENT” é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (Portugal), numa parceria europeia de 10 entidades, O DIGI-CONTENT é um projeto concebido para abordar a fragmentação e as lacunas de competências que atualmente impedem as Indústrias Criativas e de Conteúdo (CCI) europeias de aproveitar plenamente o potencial das tecnologias de Realidade Estendida (XR), que englobam a realidade virtual, aumentada e mista.

O objetivo principal do consórcio é aumentar a competitividade das CCI, capacitando as agências de desenvolvimento regional a apoiar eficazmente projetos inovadores de XR, com um foco especial na criação de conteúdos impulsionada por IA.

Note-se que os projetos Interreg Europe apoiados reúnem organizações de pelo menos três países diferentes nos 27 estados-membros da UE, Noruega e Suíça. Trata-se de projetos de quatro anos que visam fomentar a cooperação inter-regional entre parceiros através da troca de conhecimento, casos de boas práticas e trabalho conjunto nas questões prioritárias da agenda europeia.

O objetivo do Programa Interreg Europe é, através da cooperação, desenvolver melhores políticas regionais e com um impacte económico, social e ambiental mais sustentável no território e para os cidadãos. O orçamento disponibilizado para esta 3ª call é de aproximadamente 130 milhões de euros. O montante atribuído a cada projeto irá depender da qualidade do mesmo, sendo que a estimativa de apoio para o projeto “DIGI-CONTENT” de 1,5 milhões de euros, com uma taxa de cofinanciamento até 80% das atividades do projeto.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria enquanto líder deste projeto inovador, pretende envolver os principais stakeholders regionais, como a NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria, Startup Leiria – Empreendedorismo e Inovação, Instituto Politécnico de Leiria ,  CDRSP –  Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, da Marinha Grande, entre outros, bem assim potenciar eventos como o Nexxt Leiria .

    Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.