Edição: 290

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/1/10

Teodorico Pais e Carla Lopes eleitos vice-presidente e secretária, respetivamente

José Bulas Cruz eleito presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria

José Bulas Cruz

José Bulas Cruz foi eleito presidente do 5.º Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria. Teodorico Pais foi eleito vice-presidente e Carla Lopes, conselheira representante dos professores e investigadores do Politécnico de Leiria, foi eleita secretária do mesmo órgão. A eleição da presidência do Conselho Geral decorreu no dia 10 de dezembro.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto e doutorado pela Universidade de Bristol (Reino Unido), José Bulas Cruz é professor catedrático aposentado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

É possuidor de conhecimento e experiência relevantes no âmbito da governança das instituições de ensino superior públicas, e também ao nível do ensino e investigação na área das engenharias, tendo sido vice-reitor para a Tecnologia e Inovação da UTAD e presidente da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).

Exerceu cargos de coordenador de licenciatura, diretor de mestrado, coordenador de departamento e coordenador do centro de informática da UTAD, e integrou igualmente o Conselho Geral desta universidade. Foi ainda membro do Conselho Consultivo da FCCN (Serviços Digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT), como representante do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

Autor e coautor de diversos livros e artigos publicados em revistas com revisão científica, foi membro investigador da unidade de investigação CITAB ― Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas.

Por sua vez, Teodorico Pais, eleito vice-presidente do Conselho Geral do IPLeiria, é membro do Conselho de Administração da Vista Alegre Atlantis e presidente do Conselho Geral do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (triénio 2021-2024). Já Carla Lopes, agora secretária do Conselho Geral, é professora adjunta do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria.

O Conselho Geral do Politécnico de Leiria é composto por 35 membros, nomeadamente: 18 representantes dos professores e dos investigadores de carreira; cinco representantes dos estudantes; 10 personalidades externas de reconhecido mérito não pertencentes à instituição, com conhecimentos e experiência relevantes para o Politécnico de Leiria; e dois representantes do pessoal técnico e administrativo.

Compete ao Conselho Geral organizar o procedimento de eleição e eleger o presidente do Politécnico de Leiria, apreciar os atos do presidente da instituição e do conselho de gestão, propor as iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da instituição, e apreciar os pareceres e recomendações emitidas pelo conselho de ética.

A este órgão compete ainda, sob proposta do presidente do Politécnico de Leiria: aprovar os planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do presidente; aprovar as linhas gerais de orientação da instituição nos planos científico, pedagógico, financeiro e patrimonial; aprovar a criação, transformação ou extinção das unidades orgânicas; aprovar os planos anuais de atividades e apreciar o relatório anual das atividades da instituição; aprovar a proposta de orçamento do Politécnico de Leiria e dos Serviços de Ação Social; aprovar as contas anuais consolidadas, acompanhadas do parecer do fiscal único; fixar as propinas devidas pelos estudantes; propor ou autorizar a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, bem como as operações de crédito, entre outros.

    Fonte: On-It!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.