Evento contou com a participação de miúdos e graúdos ao longo de três dias
Cerca de 1.500 pessoas dançaram pela liberdade e diversidade no ‘ALL Dance 2024’ em Leiria
2024-12-22 02:27:31
A 17.ª edição do ‘ALL Dance’, oficina de danças tradicionais e populares organizada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, juntou cerca de 1.500 participantes para celebrar a dança como uma expressão de diversidade, liberdade e cooperação. Realizado no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, nos dias 9, 12 e 13 de dezembro, no âmbito do programa ‘Leiria Natal’, o evento destacou-se pelo seu impacto social e cultural, reunindo públicos de várias idades, origens e instituições da região.
‘Na dança, o encontro é com a liberdade’ foi o tema desta edição do evento que, durante três dias, contou com a participação de alunos de escolas secundárias e profissionais de Leiria, Marinha Grande, Ansião, Alvaiázere e Porto de Mós, além de estudantes da ESECS do Politécnico de Leiria. A grande novidade desta edição foi o ‘Mini ALL Dance’, dedicado aos mais novos, que registou a presença diária de 200 a 250 crianças de escolas do 1.º ciclo da região de Leiria.
Integraram ainda as atividades de dança alguns utentes da Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Prolongada em Psiquiatria do Hospital de Santo André, alunos com necessidades educativas especiais da Escola Afonso Lopes Vieira e membros da OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social.
“O ALL Dance 2024’ reforçou o impacto social da dança como uma linguagem universal capaz de unir pessoas de diferentes idades, origens e condições físicas. Em alusão aos 50 anos do 25 de Abril, procurámos destacar a liberdade de dançar sem restrições sociais de género ou conquista. Durante muito tempo, a dança foi vista como um campo de sedução e escolha de parceiros, mas hoje representa a verdadeira essência do 25 de Abril: a liberdade de ser quem somos, sem amarras, celebrando a autenticidade e a conexão humana”, começa por referir Marisa Barroso, professora da ESECS e coordenadora do ‘ALL Dance’.
Para Marisa Barroso, “embora ainda existam desafios, como resistências culturais ou dificuldades de integração, presentes em alguns contextos escolares, o evento demonstrou que a dança tem o poder de quebrar barreiras e unir pessoas. Ao longo de três dias intensos, os sorrisos, a superação e um profundo espírito de partilha consolidaram o ‘ALL Dance’ como um dos eventos com maior impacto educativo e social na região”.
A oficina de danças tradicionais e populares foi dinamizada e ministrada pelos estudantes da ESECS do Politécnico de Leiria, para quem o ‘ALL Dance’ foi “mais do que uma experiência de dança”. “Representou um momento de sair da zona de conforto e enfrentar desafios como o medo de falar em público e a ansiedade diante do desconhecido. Apesar das dificuldades iniciais, os participantes relataram um profundo crescimento pessoal, marcado pela superação de medos e pelo fortalecimento do espírito de equipa”, revela Marisa Barroso.
Sobre a novidade desta edição, o ‘Mini ALL Dance’, a professora refere que se destacou como “um dos momentos mais emocionantes do evento”. “Esta iniciativa proporcionou encontros transformadores entre alunos e crianças, criando uma atmosfera única de energia e entusiasmo. A participação das crianças ajudou a quebrar barreiras, promovendo uma ligação entre todos os participantes.”
Num balanço da 17.ª edição do ‘ALL Dance’, Marisa Barroso sublinha que o impacto da atividade vai muito além dos três dias de evento: “A formação de um repertório de danças, oferecido também aos professores participantes, permitirá que essas danças sejam ensinadas nas suas próprias escolas, multiplicando o alcance do evento. Desta forma, a iniciativa revela o seu enorme potencial transformador, criando um impacto positivo e duradouro na comunidade, enquanto promove a preservação cultural, a cooperação e a inclusão.”
Fonte: On-It! Comunicação
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.