Edição: 293

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/4/1

Tudor Nazaré Big Wave Challenge

Ondas gigantes a caminho da Nazaré convocam surfistas esta terça-feira

Observação das ondas gigantes na Praia do Norte (Photo by Laurent Masurel / World Surf League)

Está quase a começar mais uma edição do Tudor Nazaré Big Wave Challenge. A WSL deu o “Alerta Verde” para o arranque do evento e por isso a Praia do Norte, na Nazaré, volta a receber os melhores surfistas de ondas grandes do mundo, já esta terça-feira. Em prova vão estar nove equipas de “tow-in”, com dois portugueses em competição: Nicolau von Rupp, que tem como companheiro de equipa o francês Clement Roseyro, e ainda o jovem António Laureano que terá como parceira a britânica Laura Crane. A WSL emitiu “Alerta Verde” para mais uma edição do evento. A chamada está agendada para terça-feira às 9h30 para possível início às 10h15.

Nicolau Von Rupp começou a surfar com apenas nove anos, tendo começado a competir na World Qualifying Series e sido eleito ‘European Surfer of the Year’, em 2013. Dedicou-se depois às ondas grandes, e é um dos representantes de Portugal em prova.

No ano passado, o surfista de 34 anos e Clement Roseyro ficaram perto da vitória, ficando no segundo lugar por equipas.

Também António Laureano, que tem apenas 22 anos, cresceu na Praia Grande e é já considerado por muitos uma das grandes promessas do Big Wave Surf Mundial. Aos 4 anos já surfava, e aos 15 alcançou resultados históricos: foi o surfista mais jovem a ser nomeado para o XXL Big Wave Awards, na categoria The Biggest Wave.

A maioria dos surfistas convidados já estão em Portugal, sendo que todos já se preparam há vários meses para este dia. Entre os participantes destaque para o regresso de Garrett McNamara, antigo recordista das ondas grandes (bateu em 2011 o recorde de maior onda surfada na Praia do Norte, na Nazaré). Depois de algum tempo fora da competição, o surfista havaiano de 57 anos está de regresso e terá novamente como companheiro o britânico Andrew Cotton, também ele um histórico das ondas grandes e que conta com inúmeras entradas no Billabong XXL.

A prova vai contar ainda com o brasileiro Lucas “Chumbo” Chianca, que já venceu por várias vezes a Melhor Performance Masculina no evento, e regressa com o seu parceiro precisamente da Melhor Performance por Equipas de 2024, o também brasileiro Pedro “Scooby” ​​Vianna. A francesa Justine Dupont, que já venceu também no feminino, regressa à Nazaré ao lado de Éric Rebière (BRA).

Outro dos destaques é a participação do brasileiro Rodrigo Koxa, que alcançou o recorde mundial da maior onda surfada, em 2017. O brasileiro vai contar com a companhia do também brasileiro Vítor Faria. Nota ainda para a ausência da brasileira Maya Gabeira, já que a antiga recordista mundial feminina para a maior onda surfada anunciou o final da sua carreira no mês passado.

O Tudor Nazaré Big Wave Challenge conta assim com os 18 melhores “big riders” do mundo, incluindo surfistas de renome internacional e locais da Nazaré, divididos em 9 equipas. Cada membro da equipa vai alternar entre surfar as ondas e dirigir o jet ski. As equipas serão divididas em três grupos, sendo que cada grupo participará em duas baterias de 40 minutos. Em disputa vão estar três prémios:  Melhor Performance Masculina, Melhor Performance Feminina e Melhor Performance por Equipas.

Convidados do TUDOR NAZARÉ BIG WAVE CHALLENGE

Equipa 1: Lucas ‘Chumbo’ Chianca (BRA) e Pedro ‘Scooby’ Vianna (BRA)
Equipa 2: Nic von Rupp (POR) e Clement Roseyro (FRA)
Equipa 3: Rodrigo Koxa (BRA) e Vítor Faria (BRA)
Equipa 4: Rafael Tapia (CHL) e Pierre Rollet (FRA)
Equipa 5: Andrew Cotton (GBR) e Garrett McNamara (HAW)
Equipa 6: Kai Lenny (HAW) e Ian Walsh (HAW)
Equipa 7: Michelle des Bouillons (BRA) e Ian Cosenza (BRA)
Equipa 8: Justine Dupont (FRA) e Éric Rebière (BRA)
Equipa 9: Laura Crane (GBR) e António Laureano (POR)

O Tudor Nazaré Big Wave Challenge (1 Novembro – 31 Março) está assim em “Alerta Verde” para decorrer esta terça-feira, 18 de fevereiro. A competição será transmitida pela Red Bull TV, WorldSurfLeague.com e pela aplicação gratuita da WSL.

   Fonte: IF

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.