Edição: 293

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/4/1

Composto por 271 lugares de estacionamento

Estacionamento gratuito vai nascer em Leiria junto à Rotunda D. Dinis

Rotunda D. Dinis

O Município de Leiria aprovou, esta terça-feira, dia 18 de fevereiro, em reunião de Câmara, a abertura de um concurso para a construção de um parque de estacionamento gratuito, junto à Rotunda D. Dinis, uma das principais vias de acesso à cidade.

Este projeto, ambicionado há muito pela Câmara Municipal, faz parte da estratégia na área da mobilidade para o concelho e vem responder à necessidade de criação de zonas de estacionamento, no âmbito da aposta na redução do uso de meios de transportes próprios e individuais e consequentes impactos ambientais no centro da cidade.

O novo parque de estacionamento, localizado perto de estabelecimentos escolares e de diversos serviços, será composto por 271 lugares de estacionamento e será complementado com ciclovias e acessos pedonais, ligando às infraestruturas já existentes, bem como à rede de transportes públicos.

Além disso, o Município pretende ainda que o espaço seja adequado para momentos de recreio e de lazer, incluindo a realização de pequenos eventos não permanentes, e, por isso, a arquitetura paisagística será um elemento predominante da nova infraestrutura.

O investimento financeiro está estimado em 1.575.000 euros e prevê-se que as obras tenham uma duração de 420 dias (14 meses).

Este parque de estacionamento vem juntar-se à zona a criar junto à Avenida Papa Francisco, cujo projeto de execução foi aprovado no passado dia 3, o que significa que Leiria terá, até 2026, mais 419 lugares de estacionamento gratuito.

Foi também aprovado, na reunião de Câmara desta terça-feira, um novo contrato para utilização do espaço nas Olhalvas, o qual se manterá como parque de estacionamento com 697 lugares, implicando o pagamento mensal de 2.750 euros.

    Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.