Edição: 293

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/4/1

Folia termina na cidade com o último corso

Milhares de foliões celebraram no Carnaval de Torres Vedras o tema “50 Anos, 25 de Abril”

Reis do Carnaval de Torres Vedras 2025

Terça-feira de Carnaval, é sinónimo de que esta grande festa está a terminar e, por isso realizou-se o último corso desta edição, dia 4 de março.

Foram milhares de foliões torrienses e vindos de várias partes do país e do mundo, que quiseram comemorar o dia do Entrudo na cidade de Torres Vedras. Voltaram a estar presentes os seis carros alegóricos como também o carro de Suas Altezas Reais, que do topo do veículo iam acenando e cumprimentado a multidão.

Matrafonas, grupos de mascarados, zés-pereiras, cabeçudos, cavalinhos, associações carnavalescas e carros espontâneos, também voltaram a animar as ruas da cidade.

Ao início desta tarde, foram conhecidos os vencedores do Concurso de Grupos de Mascarados. Foram 36 grupos que criaram as suas próprias fantasias, sob o tema “50 Anos, 25 de Abril”, ao longo de vários meses e que mantêm viva esta tradição. Em frente ao edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, reuniram-se para o anúncio dos premiados.

O Prémio da Real Confraria de Torres foi atribuído ao grupo “As Robertas – Os prisioneiros da Liberdade”. O primeiro lugar do Prémio do Público coube ao grupo “Ribeirinhas”, o segundo lugar foi para “As Robertas – Os prisioneiros da Liberdade” e o terceiro lugar, pertence ao grupo “Abril’Us Todos”. Por último, o Prémio de Grupo, votado pelos grupos a concurso, o primeiro lugar foi para “Abril’Us Todos”, o segundo lugar coube ao “Encaixa que dá Abril” e o terceiro lugar foi para as “Libertinas”.

Monumento do Carnaval de Torres Vedras

Este ano, recuperou-se uma tradição antiga, em que o povo folião teve a oportunidade de votar no carro alegórico preferido. Deste modo, dos seis carros alegóricos, o grande vencedor foi o “Cagada Global” que retrata a política internacional, onde líderes mundiais priorizam interesses egoístas e lucros ilícitos provenientes da guerra, ignorando o sofrimento humano. Este carro é da autoria do artista plástico, Bruno Melo, Gate7.

O Tó’Candar Paladin voltou a percorrer as ruas do corso, arrastando os foliões que ao som dos ritmos da Banda Baco, dançavam, pulavam e cantavam até aos últimos minutos deste Carnaval.

Por fim, os Reis do Carnaval de Torres Vedras desceram do carro alegórico e caminharam pelas ruas do corso, realizando a última volta a pé.

As festividades carnavalescas terminam hoje, dia 5 de março, com o enterro do entrudo que marca o fim do reinado da folia. Pelas 21h00, com início na Avenida Tenente Valadim, este acontecimento reunirá vários foliões vestidos de preto que acompanham o Rei do Carnaval até ao local do julgamento, o Tribunal de Torres Vedras, finalizando com fogo de artifício.

Para mais informações sobre o Carnaval de Torres Vedras, consulte o site oficial em www.carnavaldetorresvedras.pt ou siga as nossas redes sociais.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres. Conta com o patrocínio da Super Bock, Paladin, Arena Shopping, Inseparable Gin e Carby. Tem o apoio da: Vimeiro e da KPWorld. A televisão oficial é a: TVI; A rádio oficial é a: RFM; E conta com o apoio institucional: Turismo de Portugal e Oeste Portugal. A certificação ambiental, Ecoevento, é atribuída pela ValorSul.

Para mais informações sobre o evento, consulte em:

    Fonte: GC|Promotorres

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.