LUSICAL, Companhia Lusitana de Cal inaugura central solar em Alcanede
TotalEnergies investe 3 milhões de euros em parque fotovoltaico na Lusical no concelho de Santarém
2025-03-09 00:15:17

Inauguração da central solar da LUSICAL, Companhia Lusitana de Cal, em Alcanede
A LUSICAL, Companhia Lusitana de Cal, instalação industrial pertencente ao Grupo Lhoist, inaugurou a sua central solar, no dia 6 de março, em Valverde, Freguesia de Alcanede.
Nesta cerimónia onde estiveram presentes representantes da Lhoist e da TotalEnergies, João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, enalteceu o “investimento de 3 milhões de euros num parque fotovoltaico que vai permitir à fábrica reduzir a sua pegada ambiental através do uso de energia renovável. A LUSICAL tem uma visão de futuro, onde procura mitigar o impacto ambiental e garantir um futuro sustentável”.
João Teixeira Leite relembrou que o Município de Santarém foi um dos parceiros para a concretização deste projeto com a venda de uma propriedade municipal, “as autarquias devem ajudar as empresas a fixar-se no seu território e nós temos conseguido isso; a nossa potencialidade, centralidade e visão tem atraído investimento privado na região, o que cria mais emprego e leva as pessoas a fixarem-se também aqui”.
No caminho da sustentabilidade e da descarbonização das suas operações, a LUSICAL aposta em projetos que pretendem fazer a diferença, nomeadamente, no domínio da eletricidade de baixo carbono e renovável.
Neste sentido, esta nova unidade fotovoltaica tem uma capacidade instalada de 3,2 MWp, composta por cerca de 5.500 painéis fotovoltaicos de alta eficiência, abrangendo uma área de cerca de 5 ha. A nova central solar será capaz de gerar anualmente cerca de 5,4 GWh de eletricidade renovável.
A central solar será operada pela TotalEnergies e irá cobrir uma parte significativa do consumo da fábrica (cerca de 27%), reduzindo a dependência da rede elétrica e minimizando custos operacionais, através de energia renovável produzida diretamente no local. Com esta produção prevê-se uma redução das emissões de CO2 em aproximadamente 1.500 toneladas por ano.
Para o Grupo Lhoist é essencial a colaboração para acelerar a transição energética. É por isso que trabalham com parceiros industriais e instituições de investigação para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis. Estas parcerias permitem a produção e o consumo de energia elétrica renovável e contribuem para os avanços tecnológicos no setor das energias renováveis.
Esta cerimónia permitiu também reunir as partes envolvidas no projeto, uma oportunidade única para a promoção da discussão em torno dos temas da transição energética e do crescimento económico da região.
Fonte: IV|GRPC|CMS
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.