Alcobaça
Triatlo de São Martinho do Porto recebe certificado internacional pela igualdade de género
2025-03-11 00:58:01

Apresentação da 4ª edição do Triatlo de São Martinho do Porto
Depois de três edições com notório crescimento no número de atletas e de público, o Triatlo de São Martinho do Porto prepara já a sua 4ª edição (20 e 21 de setembro) que será a primeira em Portugal com a certificação “Closing Gender Gap”.
Esta acreditação é atribuída pelos projetos internacionais SheRaces (www.sheraces.com) e FundHerTri UK (www.fundhertriuk.org), que promovem a igualdade no desporto e incentivam organizações a criar condições justas e acolhedoras para todas as atletas.
Com esta certificação, o Triatlo de São Martinho do Porto compromete-se a aumentar a participação feminina no evento, garantir regras, premiações e condições igualitárias para atletas de todos os géneros e promover um triatlo mais inclusivo e acessível, beneficiando homens e mulheres.
O lançamento da 4ª edição realizou-se na manhã de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, numa conferência de imprensa que contou com a presença de:
– César Salazar (Chefe Divisão Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Alcobaça);
– Conceição Pinto (Tesoureira da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto);
– Cidália Branco (Presidente do Clube de Natação de Alcobaça);
– Fernando Feijão (Presidente da Federação de Triatlo de Portugal);
– Bianca Fernandez Vasquez (Fundadora da Fund Her Tri Uk);
– Emma Drury (Colaboradora da Fund Her Tri Uk)
Em representação do Município de Alcobaça, César Salazar afirmou “ser o grande objetivo do Sr. Presidente da Câmara Hermínio Rodrigues realizar uma prova desportiva em São Martinho do Porto que orgulhasse todos os alcobacenses. Um objetivo que une todos os parceiros envolvidos.”
Para a Junta de Freguesia de São Martinho do Porto “este evento é a afirmação da freguesia como destino ideal para acolher provas desportivas de grande dimensão”, destacou a tesoureira Conceição Pinto.
Cidália Branco, presidente do Clube de Natação de Alcobaça considera o Triatlo de São Martinho do Porto como “uma grande homenagem a todas as mulheres que tiveram de conquistar, com o seu suor e muito sacrifício, o seu lugar no pódio da vida. O passo seguinte será trazer o Campeonato da Europa para São Martinho do Porto.”
O presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, relembrou “a meia dúzia de mulheres que participaram na minha primeira prova de triatlo, em 1991. Hoje em dia, entre 30% a 40% dos atletas da Federação são mulheres. Estamos a promover a igualdade entre homens e mulheres a nível dos prémios. Apostar neste tipo de eventos é promover a saúde entre a comunidade mas também estimular a economia das localidades que acolhem estas provas.”Em 2024, o Triatlo de São Martinho do Porto conseguiu 1500 atletas inscritos, uma marca que a organização espera superar este ano. Para Ricardo Santos, responsável pela secção de triatlo do CNAL, “todas as organizações ganham com a presença das mulheres. São pessoas muito resilientes e corajosas. A parceria que temos este ano com a fundação britânica “FundHerTri UK” tem como principal objetivo estimular a participação de mulheres, garantindo todas as condições necessárias.”
Bianca Fernandez Vasquez, fundadora da “FundHerTri UK”, sublinhou ” que o custo da participação em eventos de triatlo no Reino Unido tem vindo a elevar bastante. A nossa organização sem fins lucrativos apoia já 371 mulheres nas ilhas britânicas e é um orgulho muito grande ter o Triatlo de São Martinho do Porto como o nosso primeiro parceiro internacional.”
Além da certificação “Closing Gender Gap”, a edição de 2025 terá como principal novidade a introdução da Prova Jovem – Triatletas dos 7 aos 15 anos – no seguimento da criação da Escola de Triatlo, no final de 2024.
A edição deste ano do Triatlo de São Martinho do Porto será alargada também à freguesia de Alfeizerão.
Fonte: GCRP|CMA
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.