Para impulsionar inovação social e reforço da educação democrática na Europa
Politécnico de Leiria integra projeto europeu EU-SIDE que quer formar mil professores
2025-04-21 00:36:11

Parceiros internacionais presentes em Burgos, Espanha
Acaba de arrancar oficialmente o projeto europeu ‘EU-SIDE – Academia Europeia de Professores de Inovação Social e Educação Democrática’, integrado pelo Politécnico de Leiria, cujo objetivo é promover a inovação social e o reforço da educação democrática na Europa, através da formação de docentes dos ensinos primário, secundário e profissional. O encontro de kick-off do projeto, que contou com a presença de todos os parceiros internacionais, teve lugar nos dias 9 e 10 de abril, em Burgos, Espanha.
Promovido pela Universidade Europeia – Regional University Network (RUN-EU), coliderada pelo Instituto Politécnico de Leiria, o projeto EU-SIDE envolve 31 instituições de seis países europeus, tendo como propósito a promoção das regiões dos seus membros e parceiros através da formação de, pelo menos, 1.000 professores dos países envolvidos. Através de oportunidades de aprendizagem internacionais (virtuais, físicas e híbridas) e mobilidades presenciais, o projeto visa fomentar a inovação social e os valores europeus, e promover a criação de sinergias e redes de colaboração entre os participantes e as suas partes interessadas.
No primeiro dia do encontro, cada instituição parceira responsável por um dos work packages (WP) do projeto apresentou as suas ideias, estratégias e planos para o desenvolvimento das atividades ao longo dos próximos meses. O segundo dia foi dedicado a um workshop colaborativo focado na definição de competências em inovação social, no qual os participantes trabalharam em conjunto para identificar os principais saberes, capacidades e atitudes que deverão orientar as futuras ações de formação e desenvolvimento no âmbito do projeto.
O Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), assume um papel central no projeto, liderando o Work Package 6 – Disseminação, Comunicação e Exploração, com o objetivo de garantir que os resultados e impactos do projeto chegam de forma eficaz aos diferentes públicos-alvo.
“O projeto EU-SIDE ambiciona tornar-se uma referência europeia na promoção da inovação social como pilar para uma educação mais democrática, inclusiva e transformadora. O papel central do Politécnico de Leiria nesta iniciativa reforça o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e participativa, a partir do conhecimento e da ação partilhada”, referem Cristóvão Margarido e Pedro Morouço, professores da ESECS, que marcaram presença no encontro internacional.
O EU-SIDE é coordenado pela Universidade de Burgos (Espanha), em conjunto com o Politécnico de Leiria (Portugal), Häme University of Applied Sciences (Finlândia), NHL Stenden University of Applied Sciences (Países Baixos), Howest University of Applied Sciences (Bélgica), Technological University of the Shannon (Irlanda), Politécnico do Cávado e Ave (Portugal), e ainda o Centro de Formação de Professores e Inovação Educativa de Burgos (Espanha). O consórcio conta igualmente com 21 parceiros associados do setor da educação, num total de 31 instituições envolvidas de seis países europeus.
Em janeiro, a RUN-EU conquistou um financiamento de 1,47 milhões de euros do programa Erasmus+, para a implementação do projeto, que tem duração prevista até ao início de 2028.
Fonte: On-It!
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.