Projeto conta com apoio superior a 1,2 milhões de euros
Autarcas e ULS da Região de Leiria destacam resultados em saúde e preparam novos investimentos estratégicos
2025-04-23 21:36:25

Reunião de autarcas com a administração da ULS da Região de Leiria
Os autarcas da região de Leiria reuniram-se com a administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, num encontro marcado por um balanço muito positivo da atividade desenvolvida no primeiro trimestre de 2025, bem como pela apresentação de importantes investimentos em curso e futuros, no âmbito da qualificação e modernização dos serviços de saúde prestados à população.
Durante a reunião, a administração da ULS da Região de Leiria apresentou os resultados da atividade assistencial desenvolvida nos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares, realçando melhorias nos diversos indicadores de desempenho, nomeadamente ao nível do acesso aos cuidados de saúde, capacidade de resposta e inovação tecnológica.
Foi ainda destacada a realização de investimentos estruturantes, no valor global de 18 milhões de euros, financiados pelo PRR, nomeadamente:
- 7,5 milhões de euros para reforço da eficiência energética nas unidades hospitalares de Leiria, Alcobaça e Pombal;
- 3 milhões de euros destinados à aquisição de equipamentos pesados como um angiografo e uma nova TAC;
- 2 milhões de euros para a aquisição de um robô cirúrgico;
- 3 milhões de euros para uma ressonância magnética;
- 2,5 milhões de euros para um angiografo de tecto.
Entre as medidas operacionais já implementadas, foi salientada a criação de uma nova Unidade de Internamento Temporário com capacidade para 15 camas no Hospital de Santo André, com o objetivo de aliviar a pressão sobre o Serviço de Urgência, no âmbito do Plano de Contingência Sazonal de Inverno.
No plano da inovação digital, foi dado destaque à realização de 2.300 teleconsultas apenas desde fevereiro de 2025, reforçando a resposta assistencial à distância e a proximidade com os utentes.
Também o programa “Bata Branca”, realizado em estreita colaboração com os municípios, tem tido um impacto significativo, com a disponibilização semanal de 375 horas em Leiria, 225 horas em Ourém e 70 horas em Porto de Mós, contribuindo para um ganho assistencial de acesso ao médico de família de mais 28.800 utentes.
Ainda ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, verificou-se um aumento expressivo nas consultas realizadas com referenciação pela Linha SNS24, com um crescimento de 228% face ao período anterior, correspondendo a mais 14.225 consultas asseguradas por esta via.
Sob o desígnio “Compromisso e Proximidade”, a recém-empossada administração da ULS da Região de Leiria reafirmou o seu empenhamento na cooperação com os municípios da região, considerados parceiros estratégicos na implementação de uma política de saúde mais eficaz, integrada e centrada nas pessoas.
Os autarcas, por sua vez, expressaram o seu compromisso com o fortalecimento das parcerias já existentes e anunciaram a concertação de uma nova resposta regional inovadora, com a criação de uma Unidade Móvel de Rastreio Oftalmológico, que atuará de forma complementar ao Rastreio de Saúde Visual Infantil (RSVI). Este projeto visa a deteção precoce de patologias oftalmológicas como glaucoma, retinopatia diabética, degenerescência macular da idade e ambliopia infantil, aumentando a capacidade diagnóstica e acelerando o encaminhamento clínico.
Este projeto será coordenado pelo especialista do Hospital de Santo André, Dr. João Paulo Castro de Sousa, e comparticipado pelos municípios com um apoio superior a 1,2 milhões de euros.
Este encontro reforça a importância da articulação entre o poder local e os serviços de saúde na construção de soluções conjuntas, sustentáveis e centradas nas necessidades reais da população.
Fonte: CIMRL
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.