Edição: 294

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/5/12

Escola não tinha qualquer intervenção estrutural profunda há 28 anos

Município do Cartaxo arranca com obras de requalificação e modernização da Escola Básica D. Sancho I de Pontével

João Ferreira Heitor com membros da comunidade escolar

A cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da Obra de Requalificação e Modernização da Escola Básica D. Sancho I de Pontével, realizada no dia 6 de maio, assinala o arranque oficial do maior investimento alguma vez executado pelo Município do Cartaxo.

A Escola Básica D. Sancho I inaugurada em 1997 — ou seja, há 28 anos — não tinha tido qualquer intervenção estrutural profunda.

A empreitada de requalificação e modernização da escola representa um investimento superior a 9,3 milhões de euros, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A intervenção inclui, além de obras profundas nos edifícios existentes, a construção de novas infraestruturas e modernização de equipamentos e sistemas, com foco na eficiência energética, acessibilidade e qualidade dos espaços de ensino.

Este projeto contempla não só a reabilitação integral de espaços de ensino e convívio, mas também a construção de novas infraestruturas, como um auditório, sala de música, sala de multideficiência, gabinetes de psicologia e terapia da fala, polidesportivo coberto, campo de padel, entre outros. Estão ainda previstos novos acessos e rampas, assegurando acessibilidade plena a todos os utentes.

Em termos de eficiência energética e conforto, serão instalados sistemas de climatização em todas as divisões, isolamento térmico exterior, caixilharias com corte térmico, sistema solar térmico para águas quentes sanitárias e sistema fotovoltaico para produção de energia elétrica.

Este investimento reforça o compromisso da autarquia com a valorização da escola pública e com o futuro das crianças e jovens do concelho.

Para João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal, “esta intervenção vai muito além da renovação física do edifício. A solução tecnológica que será aqui implementada foi pensada com rigor e especificidade, centrando-se nas reais necessidades educativas dos nossos alunos. É uma visão de educação transformadora, que aposta num processo de ensino-aprendizagem inovador e inclusivo, capaz de responder de forma eficaz também aos alunos com necessidades educativas especiais.”

“Queremos que esta escola seja um verdadeiro espaço de inclusão, onde cada criança encontre condições para aprender, crescer e participar plenamente na vida escolar, independentemente das suas circunstâncias pessoais ou sociais”.

    Fonte: SP|GC|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.