Óbidos Vila Gaming
Óbidos transforma-se em epicentro do gaming nacional e promete regressar em 2026
2025-05-13 21:38:41

Super-heróis também marcaram presença no Óbidos Vila Gaming
Foram dias de pura energia digital, competição ao mais alto nível e uma avalanche de visitantes que confirmaram: o Óbidos Vila Gaming é hoje um dos maiores e mais entusiasmantes eventos de gaming em Portugal. A edição de 2025 surpreendeu e superou todas as expectativas, com uma programação reforçada que captou o interesse de jogadores, criadores, famílias e curiosos de todas as idades. A introdução de novas áreas de gaming – novos jogos, mais dinâmicas e side events – deu um novo fôlego ao evento e atraiu uma multidão ávida por explorar as mais recentes tendências e tecnologias do universo dos videojogos.
Em balanço do evento, Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, salienta a vinda de cerca de 40 mil pessoas a Óbidos, que, refere, “se consolidou, em 2025, como uma referência nacional na área da cultura digital e do entretenimento interativo, com uma afluência recorde e uma programação que combinou inovação, inclusão e criatividade. Mas nos nossos horizontes está a vontade de internacionalizar o evento”, reforça o autarca.
“Esta iniciativa representa uma aposta estratégica do Município na valorização das indústrias criativas, no reforço da literacia digital e na criação de oportunidades para os jovens, através da ligação entre educação, cultura, tecnologia e empreendedorismo. Estamos já a trabalhar na próxima edição, com o objetivo de reforçar a internacionalização do festival e de integrar novas experiências imersivas, posicionando Óbidos como um território criativo de futuro, onde a tradição e a inovação coexistem com ambição e visão europeia”.
As Game Dev Sessions foram outro dos pontos altos da edição, com painéis de elevada qualidade, que reuniram nomes sonantes da indústria nacional e internacional, como Jessica Monteiro, da Pixar, Patrice Leymarie, da IAMAG, e Christopher Hamilton, da International Game Developers Association (IGDA). O público encheu as salas para assistir a conversas inspiradoras sobre desenvolvimento de jogos, criatividade digital, design e inovação. Uma aposta clara na formação, no pensamento crítico e na valorização do talento.

Entrega de prémios
“As Game Dev Sessions 2025 confirmaram as expectativas, reunindo talento, inovação e partilha num evento memorável em Óbidos. Durante quatro dias trouxemos a Óbidos grandes nomes dos videojogos, mas também do cinema de animação e ainda uma breve surpresa com uma pequena mensagem de Scott Ross, um dos nomes incontornáveis do mundo do cinema e efeitos especiais”, reafirma Tiago Colaço, curador da área.
Em termos de competições, o torneio da eFADU, que se realizou de 6 a 8 de maio, nos antigos Armazéns do Vinho de A-da-Gorda, trouxe o confronto nos videojogos para o centro do palco, com as melhores equipas universitárias do país a darem tudo numa disputa vibrante, acompanhada de perto por centenas de fãs.
No palco eSports, entre 9 e 11 de maio, a Master League Portugal estreou-se com a competição de CounterStrike ibérica, onde diversas equipas disputaram o título de campeão nacional, que consagrou a equipa da Rhyno com o título da ESC Online Master League Portugal XVI, num torneio com cerca de 193 mil visualizações em streaming. O espírito competitivo, aliado à organização exemplar de ambas as provas, fez destes torneios dois dos momentos mais intensos e celebrados do evento.
Para Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa, empresa organizadora do evento, “esta foi a edição mais completa e ambiciosa do Óbidos Vila Gaming até agora. Ao longo de mais de 50 horas de evento, oferecemos ao público 16 atividades distintas, com experiências para todos os perfis – desde gamers hardcore a famílias e curiosos.”
“Tivemos mais de 300 equipamentos disponíveis, zonas de realidade virtual, retro gaming, competições e muito espaço para experimentação livre. O envolvimento do público foi notório e constante, com grande afluência desde o primeiro dia. Para 2026, contamos poder surpreender de novo com mais iniciativas e reforço da ligação à vertente formativa da indústria, acolhendo diferentes perspetivas na criação, produção e vivência dos videojogos e da cultura gamer”, concluiu
Com este sucesso, o regresso do Óbidos Vila Gaming em 2026 já está garantido – e promete ser ainda maior, mais inovador e imperdível. O Óbidos Vila Gaming 2025 mostrou que Portugal tem espaço, talento e vontade para sonhar (e jogar) em grande.
VENCEDORES NAS COMPETIÇÕES:
Torneio NCS eFADU
Counter Strike 2 – Associação Académica da Universidade de Aveiro
Rocket League – Associação Académica da Universidade do Minho
League of Legends – Associação Académica de Coimbra
Valorant – Associação Académica da Universidade do Minho
ESC Online Master League Portugal
1º – Rhyno ^^
2º – Leça FC 3/4º – LA MASIA
3/4º – Iberian Soul
5/6º – The Animals
5/6º – Impulse GW
Fonte: SA|GCI|CMO
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.