Com o tema: “o Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”
Alcobaça assinala Bom Dia Cerâmica e o Dia Internacional dos Museus de 16 a 18 de maio
2025-05-14 00:04:47

Cartaz
Entre os dias 16 e 18 de maio, é tempo das efemérides duplas das Jornadas Europeias do Bom Dia Cerâmica e do Dia Internacional dos Museus/Noite dos Museus que este ano tem como tema: “o Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”.
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi organizado pela primeira vez em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus – com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil para a importância dos museus enquanto meio fundamental de intercâmbio e enriquecimento de culturas, desenvolvimento da compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos. O programa estende-se de 17 a 18 de maio.
A Noite Europeia dos Museus, celebrada na noite de véspera do Dia Internacional dos Museus, é uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França que rapidamente alastrou por diversos países, permitindo aos visitantes usufruírem de uma experiência cultural diferente em período noturno e participarem nas múltiplas atividades promovidas pelos Museus Portugueses.
Já as Jornadas Europeias do Bom Dia Cerâmica é uma atividade que nasceu no âmbito da iniciativa ‘Bom dia Cerâmica’, originalmente realizada em Faenza (Itália), tendo-se estendido a Portugal a partir de 2018, por intermédio da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), da qual o Município de Alcobaça é membro fundador. Este ano este evento está circunscrito aos dias 16 e 17 maio.
O Município de Alcobaça associa-se a estas celebrações com um programa multifacetado incorporando as parcerias da ADEPA, Armazém das Artes e o Trail do Cabouqueiro promovida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do JI/EB1 da Ataíja de Cima.
PROGRAMA
16 MAIO | Bom Dia Cerâmica
15h30
Percurso Camoniano – Visita Guiada
Visita guiada a 10 instalações de cerâmica de 10 fábricas da região, que interpretam em peças de cerâmica algumas das Estâncias do Canto III dos Lusíadas que nos relatam a história trágica de amor de Pedro e Inês”.
Orientada por Cipriano Simão
Duração: 1h
Ponto de encontro na rotunda de acesso ao Hotel Montebelo Mosteiro de Alcobaça (junto ao Palacete Rino – Jardim escola freiras)
Inscrições prévias gratuitas: servico.educativo@cm-alcobaca.pt | Tel. 262 580 857
Org: CMA
14h00 – 17h00
Museu Raul da Bernarda – Visitas Livres
Uma coleção permanente que regista e enaltece um património com 150 anos de memória e cujas peças únicas expostas cronologicamente documentam a beleza, a importância e riqueza da indústria cerâmica de Alcobaça.
Org: CMA
18h00
Armazém das Artes – Pagar pela cultura faz sentido?
Ciclo: Vamos conversar?
O Armazém das Artes, desde março de 2025 passou a cobrar entradas para a visita ao espaço e às exposições. Essa medida, ainda que materializada num valor simbólico e com várias exceções, tem gerado reações. Por um lado, há um conjunto de pessoas que concorda e subscreve, mas por outro, há vozes que se levantam contra a decisão. Fala-se em democratização da cultura, de valorização da cultura ou de estatutos especiais. Vamos discutir isso tudo? É um assunto de barbas longas cuja discussão nunca será demais. Convidamos todos, os apoiantes, os não apoiantes, os indignados e os resignados a virem para partilharem os seus pontos de vista e para ouvirem outros.
Entrada: 2€ (entrada no Armazém das Artes) | +12A
Oradores: Maria Manuel (Armazém das Artes) à conversa com Helena Santos (Faculdade de Economia e investigadora do CETAC)
Org: AA
17 MAIO | Bom Dia Cerâmica | Dia Internacional dos Museus
14h00 – 17h00
Museu Raul da Bernarda – Visitas Livres
Uma coleção permanente que regista e enaltece um património com 150 anos de memória e cujas peças únicas expostas cronologicamente documentam a beleza, a importância e riqueza da indústria cerâmica de Alcobaça.
Entrada: gratuita
Org: CMA
15h30
Museu de Cerâmica de Alcobaça da Coleção Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio – Visita Guiada
A mais recente coleção doada pelo Doutor Jorge Pereira de Sampaio ao Município de Alcobaça com um acervo de mais de mil peças, percorrendo a história desta arte cerâmica alcobacense desde 1875 até à atualidade.
Sendo esta uma colecção da Família Pereira Sampaio, podem ser contempladas peças de várias produtoras locais tais como a Fábrica de Faiança de José dos Reis, a Olaria de Alcobaça, a Vestal, a Estatuária Artística de Alcobaça, a Raul da Bernarda, a Elias e Paiva, Pereiras, a Mário Tanqueiro, as Cerâmicas São Bernardo, a Pombo Almeida e Ribeiro, as Faianças Neves e a Arfai/ IGM.
Orientada por Luís Peres Pereira (ADEPA)
Entrada: gratuita
Org: CMA + ADEPA
NOITE DOS MUSEUS
22h00 – 24h00
Museu das Máquinas Falantes – Visita Guiada
Visita Sonora: O Incrível Mundo das Máquinas Falantes
Uma oportunidade rara de contemplar e ouvir as máquinas sonoras que marcaram a história da tecnologia do som.
Orientada por Alberto Guerreiro, Isaac Raimundo e Rui Custódio
Inscrição prévia gratuita: museus@cm-alcobaca.pt | Tel. 924 032 615
Org: CMA
18 MAIO | Dia Internacional dos Museus
10h00
Trail do Cabouqueiro
Ataíja de Cima – Aljubarrota
Mini-trail iniciação, de caráter não competitivo, e uma caminhada lúdica. Decorrerá por caminhos carreiros e trilhos na envolvente da aldeia Ataíja de Cima.
Inscrição obrigatória até 11 de maio: www.recordepessoal.pt/evento/traildocabouqueiro2025
Custo: 10 euros | 12 km, caminhada 8 km
Org: Associação de Pais e Encarregados de Educação JI/EB1da Ataíja de Cima
11h00
Armazém das Artes – Oficina “Mãos à Arte”
Mãos à Arte é um atelier criativo pensado especialmente para crianças dos 2 aos 6 anos, onde a imaginação ganha forma através da exploração sensorial. Num ambiente seguro, acolhedor e estimulante, os mais pequenos são convidados a descobrir o mundo através das cores, texturas, sons e movimentos, desenvolvendo as suas capacidades motoras, cognitivas e emocionais. Cada atividade é cuidadosamente preparada para promover a expressão livre, a curiosidade natural e o prazer de aprender com as próprias mãos — porque é a brincar que se cresce!
Formadoras: Sílvia Calado e Marisa Sousa
Inscrições obrigatórias para o email: geral@armazemdasartes.pt
Inscrição: 10€ (criança 3-10A + acompanhante)
Org: AA
15h00
Museu do Vinho de Alcobaça – Visita Guiada de Lançamento de Catálogo
(des)Velamentos de Pedro e Inês. Exposição Temporária Coletiva de Arte Contemporânea.
Fundado na realidade e tão impregnado na tradição espiritual portuguesa assim como em diversas partes do mundo, nove contributos artísticos pretendem salientar o carácter transcendental deste mito verídico e dinâmico através de um conjunto de várias manifestações artísticas: pintura, fotografia, instalação, vídeo e a palavra.
Visita guiada pela curadoria e artistas.
Entrada: gratuita
Org: CMA
DIA ABERTO NOS MUSEUS
VISITAS LIVRES e ENTRADAS GRATUITAS
Museu do Vinho de Alcobaça – Visitas Guiadas
O maior e mais completo museu do vinho português, com incidência na dimensão nacional da coleção. O acervo museológico é o mais significativo do país na temática vitivinícola, abrangendo aspetos da cultura material do vinho de inquestionável valor histórico, científico, industrial e etnográfico que vão do século XVII ao advento do século XXI.
Visitas guiadas às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h
Org: CMA
Museu das Máquinas Falantes – Visitas Livres
O mais recente projeto museológico português dedicado ao património sonoro, das telecomunicações e da radiodifusão. Uma coleção privada reunida por um antigo funcionário da Emissora Nacional/RDP, José Madeira Neves, posteriormente adquirida pelo Município de Alcobaça, cujo acervo museológico constitui uma indubitável relevância patrimonial, histórica, científica e museológica no contexto nacional.
Visitas livres das 9h30 às 13h | 14h às 17h30
Org: CMA
Museu Raul da Bernarda – Visitas Livres
Uma coleção permanente que regista e enaltece um património com 150 anos de memória e cujas peças únicas expostas cronologicamente documentam a beleza, a importância e riqueza da indústria cerâmica de Alcobaça.
Visitas livres das 14h00 às 17h00
Org: CMA
Armazém das Artes – Visitas Livres
Inaugurado em 2007, é um espaço expositivo polivalente, em vários pisos, onde se desenvolvem atividades com as artes plásticas como principal impulsionador, dando especial destaque à arte contemporânea e à escultura, por proximidade com a atividade do seu fundador, o escultor José Aurélio.
Visitas livres das 10h00 às 18h00
Org: AA
Fonte: GRPC|CMA
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.