Edição: 294

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/5/19

Processo de certificação foi iniciado em 2013 pela ACURO

Pastel de Feijão de Torres Vedras vai integrar o registo europeu de Indicações Geográficas

Pastéis de feijão

O Pastel de Feijão de Torres Vedras foi oficialmente incluído no registo europeu de Indicações Geográficas pela Comissão Europeia, passo este que conclui o processo de certificação iniciado em 2013 pela Associação Comercial e Industrial da Região Oeste (ACIRO) em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras. Desde a publicação da atribuição do selo no Jornal Oficial da União Europeia a 16 de janeiro, que se aguardava a conclusão da fase de consulta pública, que agora terminou.

Como Indicação Geográfica Protegida (IGP) da União Europeia, o Pastel de Feijão de Torres Vedras beneficia do reconhecimento da autenticidade e qualidade que apenas os produtores certificados garantem.

O Pastel de Feijão de Torres Vedras junta-se assim aos mais de 3.655 nomes protegidos que constam da base de dados eAmbrosia e que beneficiam de maior projeção nacional e internacional.

A origem conventual do Pastel de Feijão de Torres Vedras remonta ao século XIX. Hoje, a produção anual deste doce típico de Torres Vedras é estimada em 1,5 milhões de unidades, representando um retorno de aproximadamente meio milhão de euros para a economia local.

    Fonte: ACM|CMTV

.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.